Música, perguntado por arthurbergesch, 11 meses atrás

(Ja fiz essa pergunta, mas o moderador disse que estava confusa então vou tentar esclarecer)
Escolha 2 danças de salão dentre os tipos existentes e descreva-as analisando: a origem, tradição(quando acontece e onde), vestimentas, ritmo, música, coreografia e gestos. (Eu tinha escolhido Valsa e Tango, mas se não achar as informações pode pesquisar sobre outra dança, vou mandar quais podem ser usadas:
Brasileiras) Forró, Samba de gafieira, Samba rock, Samba funkeado, Soltinho, Lambada (e Lamba-Zouk), Zouk (brasileiro), Maxixe e Vanera;
Caribenhas) Merengue, Bachata, Cha-cha-chá, Salsa (existem muitas variações), Cumbia, Rumba, Calipso e Mambo;
Espanhola) Bolero e Pasodoble;
Antilhas francesas) Zouk;
Argentina) Tango, Milonga;
Norte-americanas) Lindy Hop, West Coast Swing, Foxtrot e Salsa (em linha);
Europeias) Polca e Valsa;
Africanas) Kizomba.
Espero que agora de para entender! Mas vou reforçar o que já disse antes, SÓ RESPONDA SE SOUBER SOBRE TUDO QUE PEDI, agradeço.

Soluções para a tarefa

Respondido por doraisaa
5

Resposta:

Forró

A origem: De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. ... A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

tradição(quando acontece e onde): O Forró é uma festa originária da Região Nordeste do Brasil, bastante popular e comum, especialmente nas festas juninas. Comemora-se o Dia Nacional do Forró em 13 de dezembro com festas relacionadas à data.

Vestimentas: Sempre com roupas frouxas, como se tivessem sido dadas por alguém. Os forrozeiros também evitam tomar muitos banhos para assim terem o que cheirar durante a execução dos passos matemáticos e milimetricamente planejados do forró. O forrozeiro se veste de maneira que fique à vontade para dançar. Alguns homens sem cueca e algumas mulheres sem calcinha, o que aumenta ainda mais o odor corpóreo dos dançarinos.

Nos pés, somente calçados que deem conforto, e se não der é só tirar e dançar descalço mesmo. Não existe nada mais feio, na face da Terra, do que o pé de uma forrozeira.

É comum ir ao forró com chinelo de dedo, bermuda e camiseta regata ou mesmo sem camisa.

Ritmo: O forró é dançado ao som de vários gêneros musicais brasileiros tipicamente nordestinos, além do gênero musical forró, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o arrasta-pé, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco, e algumas vezes, o maracatu.

Mùsica: ME USA – MAGNÍFICOS.

• A PRAIA – MASTRUZ COM LEITE.

• TOMA CONTA DE MIM – LIMÃO COM MEL.

• CRISTAL QUEBRADO - MAGNÍFICOS.

• MEU VAQUEIRO, MEU PEÃO – BETE NASCIMENTO E KATIA CILENE.

• PRA SEMPRE – LIMÃO COM MEL.

• FONTE DOS DESEJOS/FORA DE MIM – MAGNÍFICOS.

coreografia e gestos: O forró é uma dança divertida, onde os pés dos dançarinos ficam paralelos, ambos um de frente para o outro. O homem abraça a mulher, sendo que uma de suas mãos fica na mão da parceira e a outra no meio das costas. A outra mão da mulher ficará no ombro. Em seguida, eles podem alternar os passos com as pernas esquerda e direita para frente e para trás. Outro passo básico é dar voltas pelo salão e giros, seguindo a sequência de dois passos para o lado esquerdo e dois para o direito.

Valsa

Origem: Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha).

Tradição(quando acontece e onde): As valsas são muito utilizadas em bailes de debutantes, casamentos formaturas e etc.

Vestimentas:

Dentre as vestimentas masculinas e femininas usadas na valsa, pode-se citar:

Vestimentas masculinas: smoking, terno, calça social, sapato social.

Vestimentas femininas: Vestido fino e liso.

Ritmo: é um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário).

Música: Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros.

Coreografia: A valsa trata-se de uma dança formal que é muito usada em celebrações, esse estilo é marcada por passos alternados entre esquerda e direita.

Gestos:  

Valsa Inglesa - >  Ao contrário da Valsa original, que é dançada em uma velocidade mais rápida, a Valsa Moderna diferencia-se pela lentidão dos passos, além do ritmo mais vagaroso e menos marcado.

Valsa Internacional Standard ->  É um tipo de valsa muito utilizado em competições e festivais de dança. Ela é caracterizada pela posição fechada do cavalheiro, já que ele fica a cerca de 6 centímetros de distância de seu par, com a cabeça sempre erguida e ombros relaxados.

Valsa estilo Americano ->  É um estilo mais versátil, onde diversos movimentos são incorporados à dança. Os pares, inclusive, fazem a maior parte dos passos de forma individual, longe um do outro.

Valsa Peruana ->  Muito parecida com a Valsa Inglesa, mas a música é bastante diferente, já que ritmos espanhóis e latinos são incorporados à dança (fazendo com que esse estilo seja um pouco mais sensual que os demais).

Valsa Venezuelana ->  Como o próprio nome já diz, esse estilo de Valsa foi criado pelo povo Venezuelano, que misturava seus ritmos e música aos passos da Valsa tradicional.

Valsa “Cross Step” ->  Esse estilo de Valsa, tal como a nomenclatura indica, incluiu um passo especial à dança, caracterizado pelo primeiro passo cruzado de ambos os pares.

espero que tenha te ajudado!!!!!


arthurbergesch: Muito obrigado!!!
doraisaa: =)
Perguntas interessantes