“Já em 1979, B.G. Rader identificara dois grandes problemas nas investigações históricas ligadas ao tema [esporte]: a) trabalhos excessivamente descritivos; b) carência de evidências documentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez., 2010. p. 16.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base O trato do esporte nos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH) sobre as fontes utilizadas nos trabalhos sobre o esporte nos eventos, analise as afirmativas a seguir:
I. Há uma dificuldade de acesso aos jornais e revistas do século XX, por isso essa é uma fonte pouco utilizada.
II. Nos estudos de história do esporte, o uso de fontes documentais e história oral é predominante nos eventos pesquisados.
III. Inicialmente os estudos se embasavam em fontes secundárias, mas posteriormente cresceu o uso de periódicos.
IV. Fontes de natureza literária, imagética e de radiodifusão são raramente utilizados nos trabalhos de história do esporte nos referidos eventos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e II
B I e III
C II e IV
D III e IV
E I, II e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
Come ntá rio : A a firmat iva I é falsa , conforme o texto-bas e: “[. .. ] c om o dec orre r do te mpo tornou-s e ma is de nota do a utilizaç ã o de pe riódicos, cons olida ndo es sa c omo a ma is utiliza da , algo que te m a ve r c om a pec ulia rida de do ob jeto e do rec orte tempora l ma jor itário (o e sporte foi mu it o
divu lga do em jor nais e re vista s do séc ulo XX), mas també m c om a s poss ib ilidades de aces so às informaç ões, notad a me nte a partir do la nç a me nto da He me rotec a Dig ital da Bib liotec a Naciona l” (te xto-base , p. 13). A a firmativa II ta mbém é falsa , pois “O bserva -se também uma d ivers if ica ç ão do us o de outros tip os de fonte s, espec ific amente docume ntos e de na ture za ora l. De toda forma, há que se rec onhe cer que e ssa utiliz a çã o a inda é tím ida” (texto-base , p. 13). A afirma tiva III é verda deira : “Se nos pr ime iros e ventos foi ma ior o nú mero de trabalhos que fiz era m us o de fonte s se c undá ria s, com o dec orrer do tempo tornou-se ma is denota do a ut ilizaç ã o de pe riódicos, c onso lida ndo es sa c omo a ma is utiliza da [. .. ]” (te xto -base , p. 13). A afirma tiva IV também es tá c orreta: “Esse qua dro é ainda mais pre c ário no que s e refe re a fonte s de nature za literá ria e ima gétic a ( c inema, fotografia s etc .), bem c omo de radiodif usão (rá dio e televisã o)” (texto-base , p. 13).