“Já em 1979, B.G. Rader identificara dois grandes problemas nas investigações históricas ligadas ao tema [esporte]: a) trabalhos excessivamente descritivos; b) carência de evidências documentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. A.; FORTES, R. História do Esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, Dourados, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez., 2010. p. 16.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base O trato do esporte nos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH) sobre as fontes utilizadas nos trabalhos sobre o esporte nos eventos, analise as afirmativas a seguir:
I. Há uma dificuldade de acesso aos jornais e revistas do século XX, por isso essa é uma fonte pouco utilizada.
II. Nos estudos de história do esporte, o uso de fontes documentais e história oral é predominante nos eventos pesquisados.
III. Inicialmente os estudos se embasavam em fontes secundárias, mas posteriormente cresceu o uso de periódicos.
IV. Fontes de natureza literária, imagética e de radiodifusão são raramente utilizados nos trabalhos de história do esporte nos referidos eventos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e II
B I e III
C II e IV
D III e IV
E I, II e IV
Soluções para a tarefa
Resposta: D) III e IV
Explicação:
A afirmativa I é falsa, conforme o texto-base: “[...] com o decorrer do tempo tornou-se mais denotado a utilização de periódicos, consolidando essa como a mais utilizada, algo que tem a ver com a peculiaridade do objeto e do recorte temporal majoritário (o esporte foi muito divulgado em jornais e revistas do século XX), mas também com as possibilidades de acesso às informações, notadamente a partir do lançamento da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional” (texto-base, p. 13). A afirmativa II também é falsa, pois “Observa-se também uma diversificação do uso de outros tipos de fontes, especificamente documentos e de natureza oral. De toda forma, há que se reconhecer que essa utilização ainda é tímida” (texto-base, p. 13). A afirmativa III é verdadeira: “Se nos primeiros eventos foi maior o número de trabalhos que fizeram uso de fontes secundárias, com o decorrer do tempo tornou-se mais denotado a utilização de periódicos, consolidando essa como a mais utilizada [...]” (texto-base, p. 13). A afirmativa IV também está correta: “Esse quadro é ainda mais precário no que se refere a fontes de natureza literária e imagética (cinema, fotografias etc.), bem como de radiodifusão (rádio e televisão)” (texto-base, p. 13).