Saúde, perguntado por grazi9428, 11 meses atrás

J.F., 42 anos, sentia dores ao mastigar e evitava alimentos sólidos. Deixou de comer carnes e sua dieta era baseada em pequenas quantias de massas e doces. Semanas depois, J.F. apresentou um abscesso na gengiva e em poucos dias passou a apresentar febre E COMPLICAÇOES CARDIACAS. Deu entrada no pronto-socorro com fraqueza, cansaço, febre alta e hipotensão. Foi rapidamente hospitalizado e seus exames apontaram miocardite. Apesar de ter iniciado o tratamento prontamente, o quadro evoluiu e o paciente foi acometido por morte súbita.


A dieta hipoproteica e hipocalórica de J.F devido as dores ao mastigar ilustra a importância da integridade do sistema digestório para o bom funcionamento do corpo. Com base nisso, discorra sobre duas questões:

I – A absorção dos carboidratos ingeridos por J.F. é prejudicada devido a alguma alteração no processo de digestão na boca, supondo, por exemplo, mudanças de Ph e de composição da saliva? Justifique.


II- Qual a relação da dieta hipoproteica e hipocalórica com a fraqueza de J.F. e a evolução do quadro do paciente?


Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigomes95
3
Olá!

Pode-se afirmar que a fraqueza de JF se deve a redução calorica e proteica em sua alimentação.

Nesse sentido, observa-se que a proteína na alimentação, possui um papel muito importante seja no metabolismo ou na construção constante de massa muscular.


Todavia, como o paciente se encontra numa dieta hipoproteica e hipocalorica, os efeitos são sentidos numa diminuição do metabolismo, no sentido de que menos calorias estão sendo absorvidas pelo organismo, o que leva ao corpo a reduzir o metabolismo, sendo a fraqueza um dos principais sintomas.

Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes