Português, perguntado por lele05araujo, 4 meses atrás

IX

Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!
Um doce nome os lábios meus suspiram,
Um nome de mulher... e vejo lânguida
No véu suave de amorosas sombras
Seminua, abatida, a mão no seio,
Perfumada visão romper a nuvem,
Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras
O alento fresco e leve como a vida
Passar delicioso... Que delírios!
Acordo palpitante... inda a procuro;
Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas
Banham meus olhos, e suspiro e gemo...
Imploro uma ilusão... tudo é silêncio!
Só o leito deserto, a sala muda!
Amorosa visão, mulher dos sonhos,
Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto!
Nunca virás iluminar meu peito
Com um raio de luz desses teus olhos?

(AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos.)

A poesia está entre as principais formas de manifestações literárias das gerações românticas no Brasil e a produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. Nesse contexto, podemos afirmar que o texto se enquadra

A
na geração ultrarromântica, que prezava pelo retorno aos ideais clássicos da cultura grega no que se refere à temática bucólica.

B
na geração nacionalista, que buscava retratar o indígena como herói aos moldes medievais.

C
na geração condoreira, que reproduzia ideais preconceituosos relativos à sociedade escravocrata da época.

D
na geração byroniana, que apresentava extremo egocentrismo, pessimismo e exaltação da morte.

E
na geração indianista, que se caracterizava pela fuga da realidade, expressa na idealização da infância e das virgens sonhadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
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Resposta:

Uma história pode começar com uma introdução do próprio narrador. Apresentar-se como o narrador da sua própria história, e fornecer detalhes mais, ou menos, pertinentes para o desenrolar da história, é uma abordagem directa que, por vezes, funciona muito bem.

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