História, perguntado por cleanfe, 1 ano atrás

ivemos no Brasil, durante a ditadura militar (1969 a 1986), um exemplo de educação moral nas escolas. As disciplinas “Educação Moral e Cívica” ou “Estudos dos Problemas Brasileiros” eram consideradas matérias específicas e por intermédio delas professores especialistas deveriam passar certos valores assumidos como fundamentais para o governo.Valores como o nacionalismo, visto como o amor à pátria e aos seus governantes para o alcance do progresso geral, foram colocados como fins de toda a educação. São exemplos de trechos do decreto de 1969, que estabeleceu como obrigatórias estas disciplinas: “A Educação Moral e Cívica, apoiando-se nas tradições nacionais, tem como finalidade: 
a defesa do princípio democrático, através da preservação do espírito religioso, da dignidade da pessoa humana e do amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus; 
a preservação, o fortalecimento de valores e a projeção de valores espirituais e éticos da nacionalidade; 
o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana; 
o culto à Pátria, aos seus símbolos, tradições, instituições e aos grandes vultos de sua história;... 
o culto à obediência à lei, da fidelidade ao trabalho, e da integração na comunidade; (...)” ( Lepre, 2001, p. 71-72).
Pensando neste trecho e refletindo sobre o papel do Estado na difusão de uma imagem da nação, só nãopodemos dizer que:

a) As disciplinas de moral e cívica não tinham por intenção doutrinar os jovens, mas apenas alertá-los para a importância dos símbolos nacionais, fato que corroboraria a difusão da democracia.
b) No período da ditadura militar estas disciplinas de moral e cívica tinham a intenção de formar a população no sentido de evitar reações a um regime autoritário e a uma política de censura.
c)Chama a atenção o apelo à figura de Deus em um documento de cunho político, sendo a esfera da política (pelo menos na origem da noção de política) justamente a esfera onde todos os credos são representados e podem ser exercidos. Trata-se de uma estratégia conservadora, que toma a moral católica como única possível, sendo excluídas as diversas religiões (principalmente afro-brasileiras) presentes no país.
d)As disciplinas de moral e cívica devem ser pensadas como uma das maneiras encontradas pelo Estado de intervir na sociedade civil. Atuando na educação e na composição de uma consciência nacional afeita às suas intenções políticas, o governo militar formaria jovens e adultos alinhados à perspectiva conservadora.

Soluções para a tarefa

Respondido por samantabrum
1
A resposta certa é a: A
Perguntas interessantes