Português, perguntado por ramoshevila21, 8 meses atrás

ITEM 03

As três mortes das estrelas



As estrelas parecem ser eternas, mas não são. Elas nascem, vivem e morrem. Até mesmo o Sol, que é uma estrela (e não das maiores), um dia também vai acabar. Quando olhamos para o céu, uma parte das estrelas que vemos já morreram há muito tempo. A sua distância de nós era tão grande que, quando a luz que emitiram chega até aqui, elas mesmas já não existem.

As estrelas "nascem", ou seja, formam-se quando uma enorme nuvem de gás começa a se concentrar, ficando cada vez menor e mais quente. As partes mais externas da nuvem começam, então, a cair em direção ao centro. Esse "nascimento" pode levar um milhão de anos, o que não é muito tempo quando se fala de estrelas.

Depois disso, a parte interna da nuvem fica tão quente que se transforma num enorme reator nuclear, quer dizer, uma verdadeira fábrica de luz. A nuvem original era composta principalmente de hidrogênio, um gás muito comum no Universo, inclusive em nosso planeta, onde se encontra, por exemplo, na água. O hidrogênio produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas. É um período que pode durar muitos bilhões de anos. Depois desse tempo, o combustível acaba e a estrela começa a "morrer". Ela ainda pode usar outros combustíveis, como o hélio, aquele gás que faz os balões ficarem bem leves. Mas isso só aumenta um pouquinho a vida das estrelas.

Agora, tem uma coisa: as estrelas não morrem todas do mesmo jeito, nem a duração da vida é a mesma para todas elas. As maiores e mais "pesadas" gastam mais rapidamente seu combustível e por isso duram muito menos, apenas alguns milhões de anos.





A partir dessa leitura, conclui-se que as estrelas

a - ( ) nascem e morrem de maneira uniforme, tendo todas elas o mesmo tempo de duração.

b - ( ) são vistas da Terra, mesmo depois de já estarem mortas, quando seu combustível acaba.

c - ( ) têm uma pequena duração; as mais pesadas duram, em média, poucos anos ou meses.

d - ( ) utilizam como principal combustível o gás hélio, para deixá-las mais leves, como os balões.​

Soluções para a tarefa

Respondido por daniel17522
10

Resposta:C

Explicação: por que como diz no texto,estrelas maiores gastam mais combustivel e com isso acabam morrendo mais cedo,um exemplo disso é a UY SCUTI,a maior estrela do universo até agora,o que ela tem de tamanho não tem de brilho pois é muito grande.

nn sei se essa é a resposta que vc queria mas eu tentei


ramoshevila21: obrigado
daniel17522: nada po
Perguntas interessantes