Italianos
Os italianos deixaram seu país por motivos econômicos e socioculturais. O grande fluxo migratório italiano começou após a unificação da Itália, em 1870. A grande massa de italianos trabalhou em fazendas de café. A dificuldade de acumular capital fez com que imigrantes italianos partissem das fazendas para o centro da cidade. São Paulo chegou a ser conhecida como “cidade italiana”, pois esses imigrantes se ocuparam especialmente na indústria e nas atividades de serviços urbanos. Em 1901, italianos chegaram a representar 90% dos 50.000 trabalhadores nas fábricas paulistas.
ITALIANOS. Governo de São Paulo, s.d. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021.
De acordo com esse texto, os imigrantes italianos que se instalaram em São Paulo contribuíram para
aumentar a desigualdade socioeconômica
desenvolver a economia brasileira.
promover a reforma agrária no estado.
reduzir o processo de êxodo rural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
letra d)
Explicação:
explicação no comentário a cima :)
muriloveruti3:
nd se cria o nec é copiaaaar :)
Respondido por
0
Sobre a os imigrantes italianos que se instalaram em São Paulo, sabe-se que houve uma diminuição do êxodo rural, portanto, a opção D é a correta.
Características da Imigração Italiana no Brasil
- O ápice da imigração de italianos para o Brasil aconteceu entre os anos de 1880 e 1930, concentrando-se majoritariamente no estado de São Paulo.
- A motivação para a imigração se deu devido às transformações socioeconômicas que aconteciam ao norte da península itálica, afetando a propriedade da terra.
- Como os italianos ocupavam cerca de 90% dos cargos operários em São Paulo havia a possibilidade de manter a alocação dos trabalhadores nativos do país na área rural.
- O processo de industrialização e movimentos trabalhistas brasileiros estão fortemente ligados com a imigração italiana.
Entenda mais sobre a Imigração Italiana no Brasil aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/36713714
#SPJ3
Anexos:
Perguntas interessantes