Matemática, perguntado por Ziebert, 1 ano atrás

(ITA) De um ponto de uma esfera de raio R são traçadas três cordas iguais que formam um ângulo α duas a duas. Determine o comprimento de cada corda.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3
Denotando-se O o centro da esfera e AS, BS e CS cordas iguais de medida d. Como S e O equidistam de A, B e C, temos que SO é perpendicular ao plano definido por ABC (aconselho fortemente que em questões desse tipo seja realizado o desenho). Seja P a interseção de SO com o plano ABC. É sabido que P é o circuncentro do triângulo ABC (que é equilátero, claramente).
No triângulo SAB, temos que AB = 2dsen \frac{ \alpha }{2} .
Além disso, temos PA = AB* \frac{ \sqrt{3} }{3}  =  \frac{2}{3}  \sqrt{3} dsen \frac{ \alpha }{2} . ( \frac{2}{3} da altura do triângulo equilátero).
Por esse motivo, a área do triângulo OAS é igual a  \frac{1}{2} *R*PA =  \frac{R }{ 3 }  \sqrt{3} dsen \frac{ \alpha }{2} .
Por outro lado, como o triângulo OAS é isósceles de lados OS = OA = R e AS = d, sua área é dada por  \frac{1}{2} d \sqrt{ R^{2}- \frac{ d^{2} }{4}  } (basta traçar a altura relativa a AS).
Igualando as duas expressões para a área OAS, temos que  \frac{R}{3}  \sqrt{3} dsen \frac{ \alpha }{2}  =  \frac{1}{2} d  \sqrt{ R^{2}- \frac{ d^{2} }{4}  } , o que nos dá d = 2R \sqrt{1- \frac{4}{3}  sen^{2}  \frac{ \alpha }{2} }

Espero ter ajudado.

Ziebert: obrigado
Perguntas interessantes