História, perguntado por jessicadamazio5202, 2 meses atrás

Istração dos recursos humanos, o DASP representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes Weberianos, baseado no princípio do mérito pessoal. Adotou-se alguns instrumentos importantes tais como concursos públicos e treinamento, mas não se chegou a adotar uma política consistente de RH e que atendesse ás necessidades do Estado. O coronelismo na verdade deu lugar ao clientelismo e fisiologismo. (Fonte: Adaptado de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado,2005. ) Diante das constatações acima, conclui-se que o Estado brasileiro não conseguiu adotar alguns princípios da Teoria da Burocracia tais como: 1) Incapacidade de resposta e adaptação organizacional. II) Impessoalidade. III) Profissionalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por kdekarmel
0

Para Max Weber, a burocracia tem papel determinista no que se diz respeito aos recursos humanos. Para ele, é através da burocracia que temos todas as informações detalhadas sobre como tudo deve acontecer. A alternativa que melhor responde a sua pergunta é a alternativa I - Incapacidade de resposta e adaptação organizacional.

Burocracia, determinismo e profissionalismo nas contratações

O coronelismo, o clientelismo e o fisiologismo formam parte das primeiras conotações de corrupção na época da república velha(1889-1930). O coronelismo era a intimidação de alguém com outro indivíduo, no qual era realizado um pagamento para que esse indivíduo fizesse algo sem que os demais soubessem, e que causasse interferência considerável em determinada área.

O clientelismo seria o próprio suborno, de forma contínua e de postura menos ameaçadora. Quanto ao fisiologismo, apesar de semelhante com os demais conceitos, ele é mais voltado para a área dos servidores públicos.

Para Weber, esses três fatores criam uma sociedade corruptiva, sem profissionalismo e facilmente vendida. Essa noção de Weber nos permite refletir sobre a realidade atual do Brasil e, inclusive, acontecimentos após a queda da monarquia brasileira.

Em um concurso público ou processo seletivo, toda a burocracia, para Weber, seria necessária para definir os papéis funcionais de cada um, suas realizações, para criar indivíduos profissionais e não corruptíveis, pois nesta questão, haverá uma melhor qualidade de trabalho e o envolvimento do indivíduo com seu cargo.

Para saber mais sobre as percepções de Weber, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/14495098

#SPJ4

Perguntas interessantes