"Isto significa deixar-se cair num dos mitos da ideologia opressora, o da absolutização da ignorância, que implica a existência de alguém que a decreta a alguém. No ato desta decretação, quem o faz, reconhecendo os outros como absolutamente ignorantes, se reconhece e à classe a que pertence como os que sabem ou nasceram para saber. Ao assim reconhecer-se tem nos outros o seu oposto. Os outros fazem estranheza para ele. A sua passa a ser a palavra 'verdadeira', que impõe ou procura impor aos demais." Fonte: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 75. Sobre esta ideia de “absolutização da ignorância”, a partir do que o autor indica e aplicando-a ao contexto educacional, podemos afirmar: Escolha uma: a. Nenhuma classe social pode se considerar detentora da verdade; desta maneira, cada grupo elabora seu projeto de educação, sempre tendo em vista alcançar o máximo de bem social dentro de determinada sociedade. b. É estranho, para um indivíduo de classe social mais favorecida economicamente, que as pessoas sejam todas iguais e tenham de receber diferentes tipos de educação. c. Todas as classes sociais oprimem umas às outras, fazendo-nos entender que a ideologia de classes é algo natural ao processo social. d. A ideia apresentada de “ignorância” serve sempre como guia para que os projetos educacionais sejam elaborados sempre de modo a transformar as situações nas quais estão as classes menos favorecidas. e. Uma educação de menor qualidade pode ser entendida como projeto de classes sociais mais favorecidas, para que as demais classes permaneçam em um estado social inferior.
Soluções para a tarefa
Respondido por
79
Resposta:Uma educação de menor qualidade pode ser entendida como projeto de classes sociais mais favorecidas, para que as demais classes permaneçam em um estado social inferior.
Respondido por
39
A alternativa correta é a letra E.
Todo cidadão tem direito a educação, com isso, além de ensinar lições a população, a educação faz com que os indivíduos cresçam mentalmente, o que gera uma sociedade melhor e justa para todos.
O direito a educação promove a inclusão social de diversos grupos, o que é de extrema importância para um país tão miscigenado como o Brasil.
Nesse sentido, cabe ao governo disponibilizar esse direito com qualidade a população para com isso ser desenvolvido uma sociedade melhor e justa para todos.
Perguntas interessantes