Matemática, perguntado por rebecaestivaletesanc, 10 meses atrás

Isto que está escrito abaixo, entre aspas, está certo? Explique por favor. Além da explicação, pode indicar uma fonte?
"série é diferente de sequência. Série tem ligação direta com somatório e sequência com sucessão."


cassiohvm: o que vc quer é uma referencia pras series e sequencias? ou é pra essa pergunta em específico
cassiohvm: (faltou o ponto de interrogação no comentario anterior)
rebecaestivaletesanc: Gostaria de saber se essa afirmação é verdadeira ou falsa. Se for verdadeira indicar pelos menos uma fonte.
cassiohvm: posso explicar a diferença mas eu não tenho uma referencia especificamente pra isso. Qualquer livro de calculo deve ter as definições. Ou de análise
cassiohvm: Quero dizer, la vc encontra o que é uma serie e o que é uma sequencia. As diferenças entre esses dois ficam pro leitor. Mas olhei aqui e no math stackexchange tem (em ingles)
rebecaestivaletesanc: Ok, Cassio, ficarei grata se enviar sua maneira de racionar série e sequência. Uma vez eu vi num livro que sequência, por exemplo é isso: {1, 3, 5, ...} ou os três primeiros lugares da copa num determinado ano: {Brasil, Itália e Alemanha}. Agora série parece que sempre podemos escrevê-la como soma usando aquele sinal sigma. As vezes fico confusa com isso. Será que não é por aí que começa o raciocínio.

Soluções para a tarefa

Respondido por cassiohvm
2

Sequências

Informalmente, uma sequência é uma lista ordenada. Dependendo do contexto, essa lista pode ser de números ou não, finita ou infinita. Em geral, uma sequência é uma função \mathsf{f: A \to X} onde o domínio é ou o conjunto dos números naturais ou é o conjunto {1,2,...,n} para algum n. Alguns autores incluem o 0 também no conjunto anterior, o importante aqui é a noção de sucessão.  É comum usar a seguinte notação: \mathsf{ f(k) = x_k}. Assim, (x₁, x₂, ..., xₙ) representa uma sequência com n termos, onde x₁ é o primeiro termo, x₂ o segundo, etc.

Do ponto de vista de cálculo, sequências são funções \mathsf{f: \mathbb N \to \mathbb R}. Ou seja, são infinitas e de números reais. São infinitas porque em cálculo estamos interessados em questões de convergência (não dá pra falar de limite de uma sequência que não tem infinitos temos). Além disso, em cálculo trabalha-se com números reais.

Séries

Novamente do ponto de vista de cálculo, uma série de uma sequência \mathsf{(x_k)} é a sequência \mathsf{(S_n)} onde

S_n = x_1 + x_2 + \cdots + x_n = \displaystyle \sum_{k=1}^n x_k

Por exemplo, se \mathsf{ x_k = 1/2^k} então temos

(x_k) = \left(1, \dfrac 12, \dfrac 14, \dfrac 18, \cdots, \dfrac 1{2^k} , \cdots\right)

Assim temos

S_1 = x_1 = 1 \\[2ex]S_2 = x_1 + x_2 = 1 + \dfrac 12 = \dfrac 32 \\[2ex]S_3 = x_1+x_2+x_3  = 1 + \dfrac 12 + \dfrac 14 = \dfrac 74 \\\phantom{S_3 = x_1+x_2+}\vdots\\S_n = x_1+\cdots + x_n = 1 + \cdots + \dfrac 1{2^n} =  \dfrac{2^{n+1}-1}{2^n}

Ou seja, a série de \mathsf{(x_k)} é a sequência

(S_n) = \left( 1, \dfrac 32, \dfrac 74, \dfrac {15}8, \cdots, \dfrac{2^{n+1}-1}{2^n}, \cdots \right)

Isso também é chamado de sequência das somas parciais. Informalmente é bastante comum chamar de série o limite da sequência \mathsf{(S_n)}.

As vezes consideramos séries em outros contextos além da convergência. Séries de potências formais por exemplo tem aplicações em combinatória. Assim, para esses fins denominam-se séries simplesmente 'a soma infinita'. Ou seja, uma série de uma sequência \mathsf{(x_k)} são os símbolos

\displaystyle \sum_{k=1}^{\infty} x_k = x_1 + x_2 + \cdots +x_n +\cdots

Não estamos fazendo uma 'soma', apenas colocando o símbolo + entre os termos da sequência.

Conclusão:

As definições precisas dependem de onde estamos trabalhando, as palavras podem significam coisas diferentes em contextos diferentes. Mas de maneira geral, e mais especificamente do ponto de vista de cálculo, séries e sequências são objetos distintos. A diferença é que séries são sequências construídas a partir de uma outra sequência (Isso é mais sutil do que parece. Veja a observação abaixo.)

Obs: Toda sequência de números reais \mathsf{(x_n)} é a série de alguma outra sequência \mathsf{(y_n)}. Por exemplo, a sequência

(x_n) = (1,2,3,4,...)

é a série da sequência

(y_n) = (1,1,1,1,...)

Ou seja, séries são sequências e sequências são séries de alguma outra sequência. Mas mesmo assim não podemos dizer que séries e sequências são a mesma coisa.


rebecaestivaletesanc: Obrigada, amei tudo que vc escreveu.
cassiohvm: não tem de quê xD
Perguntas interessantes