“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. As peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordá-los, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato, mudam (Apple, 1997).” A tabela abaixo apresenta na Coluna A características de uma pessoa inovadora, e na Coluna B a explicação dessas características em ordem aleatória. COLUNA A COLUNA B ( 1 ) Reconhecer necessidades ( ) Ir fundo em busca da realização dessa solução, mesmo que isso o coloque em contextos de possibilidades de fracasso ( 2 ) Desenvolver e refinar uma solução ( ) Colocar-se em territórios e situações muitas vezes inusitadas, pouco claras, arriscadas, mas que são onde moram as novas possibilidades, os novos limites e paradigmas ( 3 ) Correr riscos ( ) Saber olhar, observar, entender e relacionar o que vê em busca do novo ( 4 ) Ir mais longe que os demais ( ) fazer as pessoas pensarem diferente, verem diferente, concluírem diferente, para que sua proposta tenha valor percebido e desejado ( 5 ) Criar significado ( ) Entender mais os detalhes, as minúcias, as relações, dependências, ameaças, enfim, chegar “mais perto” para ver melhor essa possível oportunidade Analise a tabela acima e identifique as correlações entre a Coluna A e a Coluna B e assinale a alterativa que apresenta a sequência correta.
Soluções para a tarefa
De acordo com o texto relacionado a Apple, as afirmações que relacionam as características de uma pessoa inovadora e a sua explicação são:
( 1 ) Reconhecer necessidades
Saber olhar, observar, entender e relacionar o que vê em busca do novo.
( 2 ) Desenvolver e refinar uma solução
Entender mais os detalhes, as minúcias, as relações, dependências, ameaças, enfim, chegar “mais perto” para ver melhor essa possível oportunidade.
( 3 ) Correr riscos
Ir fundo em busca da realização dessa solução, mesmo que isso o coloque em contextos de possibilidades de fracasso.
( 4 ) Ir mais longe que os demais
Colocar-se em territórios e situações muitas vezes inusitadas, pouco claras, arriscadas, mas que são onde moram as novas possibilidades, os novos limites e paradigmas.
( 5 ) Criar significado
Fazer as pessoas pensarem diferente, verem diferente, concluírem diferente, para que sua proposta tenha valor percebido e desejado.