"isolando moléculas de clorofila em uma solução e iluminando-as,verifica-se q há fluorescência,porque os elétrons excitados pulam para um nível energético mais alto e,ao retornar ao nível anterior,liberam,sob a forma de calor e luz,a energia adquirida.Em cloroplastos inteiros isso não ocorre.Explique por quê."
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
A absorção de um fóton de luz leva um elétron do estado basal para o estado excitado, o elétron não pode permanecer nesse estado por muito tempo. O estado excitado é instável. Geralmente quando moléculas de pigmentos isolados absorvem a luz, seus elétrons excitados retornam ao orbital do estado basal em bilionésimos de segundo, liberando o excesso de energia na forma de calor. Alguns pigmentos isolados, como a clorofila, emitem luz e calor após absorção de fótons. Quando os elétrons excitados retornam ao estado basal, fótons são emitidos.
Esse brilho posterior é denominado fluorescência. Por isso, o frasco com clorofila emite fluorescência.
No caso da folha, não seria observada a fluorescência, pois a maior parte dos elétrons da clorofila, excitados pela absorção de fótons, é utilizada para dar forças às reações de fotossíntese.