Isolamento social e seus impactos na saúde e na economia ( redação )
Soluções para a tarefa
Resposta:
O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário.
As incertezas sobre a Covid-19, a mudança na rotina e a redução do contato físico e social com outras pessoas pode causar estresse, ansiedade, depressão, raiva, sobrecarga emocional, sono de má qualidade e até piora da saúde física.
Quem já sofria de quadros de instabilidade mental e psíquica pode sofrer um agravamento deles, havendo até o pensamento suicida ou o suicídio. Além dos prejuízos de saúde imediatos, existem os prejuízos econômicos e sociais.
Quem já sofria de quadros de instabilidade mental e psíquica pode sofrer um agravamento deles, havendo até o pensamento suicida ou o suicídio. Além dos prejuízos de saúde imediatos, existem os prejuízos econômicos e sociais.O isolamento social, apesar de necessário nessas situações, como pandemias e epidemias, tende a causar crises no abastecimento de alimentos, medicamentos e outros insumos necessários à manutenção da vida, além de desencadear sérias crises econômicas, aumentando a desigualdade social, a fome e o desemprego.