História, perguntado por israelfujiwara, 11 meses atrás

Islã significa resignação, submissão (a Alá - Deus). Aqueles que obedecem a Alá, considerando-o o único e verdadeiro Deus, aceitando a fé do Islamismo, são chamados de muçulmanos, islâmicos ou maometanos. A civilização islâmica teve a sua origem na península arábica. Habitada por diferentes povos semitas (árabes, hebreus, assírios, fenícios e aramaicos), organizados em tribos, a Arábia não tinha unidade política, estando dividida em clãs familiares. Em relação ao islamismo, pode-se afirmar:



A)A riqueza trazida pelo petróleo tem permitido a unidade entre os países árabes e a melhoria da qualidade de vida de sua população.


B)Os atentados de 11 de setembro de 2001 contribuíram para o ocidente associar genericamente o terrorismo aos árabes islâmicos, demonstrando uma postura egocêntrica e preconceituosa em relação aos mulçumanos.


C)O fanatismo religioso e as práticas rituais bárbaras e primitivas, inerentes ao islamismo, contribuíram para impedir uma maior expansão da religião islâmica.


D)O renascimento cultural do mundo islâmico baseou-se no abandono dos dogmas maometanos e na assimilação completa da cultura e das técnicas ocidentais.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

A é parcialmente falsa, pois apesar da riqueza do petróleo ter, de fato, trazido  melhores condições de vida entre os países árabes, o fato de haver conflitos civis entre árabes, como ocorre agora no Iêmen, dificilmente pode ser visto como um sinal de unidade.

B é verdadeira, de modo que a associação histórica dos ábares com o islã, e a associação acidental dos árabes com o terrorismo fez com que os ocidentais associassem o islamismo ao terrorismo, o que é uma forma preconceituosa de ver a religião.

C é falsa, o Islã foi visto como uma forma mais "desenvolvida" de organização social pelos países aos quais se expandiu.

D é falsa, o renascimento cultural árabe não abandonou totalmente a tradição e nem aceitou totalmente os valores ocidentais,

Perguntas interessantes