Isabela afirmou aos seus estudantes que, cada um dos traços, deve ser preenchido com uma dentre as letras S,R,T e A. Desse modo, ela fez tantos cartões de formatos idênticos, quanto à quantidade de possibilidades de formar uma palavra de duas letras distintas, a partir das 4 letras disponíveis, e os colocou em uma urna. Ela perguntou aos alunos, qual seria a probabilidade de, ao acaso, retirar um cartão dessa urna contendo a palavra RA. Ana respondeu, corretamente, a essa pergunta.
Qual é a fração que corresponde à resposta dada por Ana?
Soluções para a tarefa
Segundo o princípio multiplicativo da análise combinatória, concluímos que, a probabilidade é igual a 1/12.
Princípio multiplicativo
Para resolver a questão proposta vamos primeiro analisar quais as possibilidades para se preencher os dois espaços restantes. Como cada espaço deverá ser preenchido por uma letra, dentre as letras R, S, T e A, podemos afirmar que existem 4 possibilidades para a primeira escolha.
A segunda letra deverá ser escolhida dentre as mesmas possibilidades, mas deve ser diferente da letra escolhida anteriormente, logo, existem 4 - 1 = 3 possibilidades para a segunda escolha.
Pelo princípio multiplicativo da análise combinatória, temos que, existem 4*3 = 12 possibilidades distintas, onde apenas uma é a sequência RA. Dessa forma, podemos afirmar que, a probabilidade é igual a 1/12.
Para mais informações sobre o princípio multiplicativo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51151262
#SPJ1