História, perguntado por lc114268, 11 meses atrás

Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão de Mauá, foi um dos principais expoentes da economia do segundo reinado no Brasil.sua ascensão e declínio econômico foram impactantes para época ponto para se ter uma ideia, no ano de 1869, alto de seus negócios, o valor total de seus ativos era mais alto do que o orçamento anual de todo o governo federal. Com tudo, uma década depois, Irineu teve sua licença de comerciante cassada por conta da falência de seus principais companhias.

o contexto institucional do império, dentre outros fatores, contribuiu para sua falência, pois

a) a economia industrial brasileiro do período era voltada à indústria de base, setor pouco priorizado pelo Barão de Mauá.

b) o Império tinha acordos de importação de produtos industrializados nos Estados Unidos e da China e os produtos brasileiros não eram tão competitivos.

c) o Brasil possuiu uma elite política agrária escravocrata e um pequeno mercado consumidor de sabor e sendo o crescimento de indústrias.

d) a elites industriais brasileiras avião na figura de Barão de Mauá uma ameaça para o florescimento de seus negócios.

e) a formação de um mercado consumidor interno foi só iniciada após o golpe da maioridade de 1840, atração da criação de um cenário favorável ao consumo. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissayume
10

Resposta:

c

Explicação:

foi a falência pois como era de política agrária e escravocrata, com a chegada da Lei Áurea e a perca de escravos a falta de mão-de-obra levou a sua falência

Perguntas interessantes