Irandé Antunes (2009) - afirma que não é possível pensar em língua como objeto isolado, ao contrário: é preciso observar suas condições de uso. Assim sendo, essa concepção de língua pensa no fenômeno linguístico a partir de suas intenções sociocomunicativas, observando as interações existentes entre seus interlocutores, além dos efeitos de sentido, seus contextos de uso, deixando, dessa maneira, de ser um signo contido de significado e significante e um amontoado de regras normativas.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, comunicação e interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022.
A partir da leitura do fragmento acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados.
PORQUE
II. É função da língua, enquanto uma atividade de natureza sócio-cognitiva e da das suas circunstâncias históricas promover a interação humana.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta :
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados.
Modo correto: A língua é, assim, um grande ponto de encontro; de cada um de nós, com os nossos antepassados, com aqueles que, de qualquer forma, fizeram e fazem a nossa história. Nossa língua está embutida na trajetória de nossa memória coletiva. Daí o apego que sentimos à nossa língua, ao jeito de falar e nosso grupo. Esse apego é uma forma de selarmos nossa adesão a esse grupo.
A resposta correta é a letra D, pois, a asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira, pois a língua é uma manifestação vinculada a memórias afetivas ou de recordações compartilhadas, sendo parte do processo cultural e social.
A língua e as interações sociocomunicativas
Como o asserção II afirma, a língua, tem a função de de promover a interação humana, por ser uma atividade de natureza sociocognitiva e gerar circunstâncias históricas perceptíveis pelo vínculo que possui no ambiente cultural e social.
Assim, a língua é o instrumento de comunicação e expressão verbal que permite a transmissão de pensamentos, emoções e desejos para que a interação sociocomunicativa se torne eficaz.
Conheça sobre pragmática: https://brainly.com.br/tarefa/53433452
#SPJ2