investigue as doenças mais frequentes na sua região que você mora aí as causas e prevenções a serem tomadas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Man aqui em Goiás tem muitas doenças, mas as mais frequentes são:
Doenças Infecciosas (doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo.)
Doenças Cardíacas (que afeta o coração e os vasos sanguíneos, incluindo problemas estruturais e coágulos.)
Doenças Respiratórias (que são enfermidades que atingem os órgãos e as estruturas do sistema respiratório — vias nasais, faringe, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, pulmões e alvéolos pulmonares.)
Febre Amarela (que é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas. Os sintomas geralmente melhoram ao fim de cinco dias.)
Hipertensão Arterial ou Pressão Alta (que é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.)
E uma que praticamente tem só que tem pouco aqui:
Dengue (é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos.)
Prevenções:
Doenças Infecciosas=
evitar compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, principalmente copos, talheres, lâminas de barbear, alicates de unha, escovas de dente, etc; caso tenha animais de estimação, levá-los às consultas periódicas no veterinário e manter as vacinas em dia; usar repelente para evitar picada de mosquitos
Doenças Cardíacas=
Assim como as demais doenças do coração, a prevenção da insuficiência cardíaca acontece por meio da adoção de um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividade física, alimentação balanceada, não fumar e evitar o estresse.
É preciso também adotar o hábito de visitar um cardiologista anualmente. Com essa regularidade, é possível avaliar a pressão arterial e identificar a presença de fatores de risco que possam desencadear ao desenvolvimento da doença.
Doenças Respiratórias=
Tome bastante líquido
Respire ar puro
Evite os ácaros
Respire pelo nariz
Lave sempre as mãos
Não se esqueça da vacinação
Evite aglomerações
Adote uma dieta saudável
Febre Amarela= Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
Hipertensão Arterial= Para prevenir a hipertensão basicamente você deve adotar hábitos de vida saudáveis como:
Praticar exercício físico regularmente;
Alimentação saudável;
Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica;
Controlar o estresse;
Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo;
Consumir mais fibras.
Dengue= A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.