Química, perguntado por giovannasousa4780, 1 ano atrás

Investigou-se a velocidade de formação de gás hidrogênio proveniente da reação de Mg metálico com solução aquosa de HCl. Uma solução aquosa de HCl foi adi - cionada em grande excesso, e de uma só vez, sobre uma pequena chapa de magnésio metálico, colocada no fundo de um erlenmeyer. Imediatamente após a adição, uma seringa, com êmbolo móvel, livre de atrito, foi adaptada ao sistema para medir o volume de gás hidrogênio produzido, conforme mostra o esquema abaixo.

Os dados obtidos, sob temperatura e pressão constantes, estão representados na tabela abaixo e no gráfico na página de respostas.

a) Analisando os dados da tabela, um estudante de Química afirmou que a velocidade de formação do gás H2 varia durante o experimento. Explique como ele chegou a essa conclusão. Em um novo experimento, a chapa de Mg foi subs - tituída por raspas do mesmo metal, mantendo-se iguais a massa da substância metálica e todas as demais condições experimentais.
b) No gráfico na página de respostas, esboce a curva que seria obtida no experimento em que se utilizou raspas de Mg.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
12
a) Analisando a tabela e observando que a variação de volume a cada intervalo de tempo não é igual, é que chegou-se a esta conclusão.

Por exemplo:

Intervalo de 0 min - 1 min: 15cm³ - 0cm³ = 15cm³
velocidade = ΔV/Δt = 15cm³/min

intervalo de 1min - 2min: 36cm³ - 27cm³ = 9cm³
velocidade = 9cm³/min


b) A velocidade da reação será maior, quando o Mg etá em raspas.
Perguntas interessantes