Investigando
Na sua interpretação, quais são as
diferenças entre conquistar e colonizar a
América?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O artigo estrutura-se sobre a comparação entre o que é trazido pela produção historiográfica recente e o que os livros didáticos e o ensino de História do Brasil oferecem acerca do início de nosso período colonial. Os temas aqui tratados são a formação da monarquia e do Estado em Portugal, os antecedentes e as causas da expansão marítima, o significado da viagem de Cabral e, por fim, a dinâmica imperial lusitana até a metade do século XVI. Os fenômenos e processos históricos discutidos servem como indício de uma concepção histórica que está como pano de fundo na maneira de tratar a história do Brasil e de estruturar os livros didáticos.
Palavras-chave: Historiografia brasileira; América portuguesa; Brasil colonial; Ensino de História; Livros didáticos de História.
ABSTRACT
Conquistar a América é diferente de colonizar a América, tendo em vista que a conquista pressupõe apenas as formas de gestão violenta que ocorreriam por um tempo limitado visando a destruição dos povos originários, enquanto a colonização se refere aos processos mais complexos e abrangentes ocorridos ao longo dos séculos.
Conquista ou colonização da América
Por conquista, pode ser entendido o que aconteceu com os povos mesoamericanos, por exemplo, vitimados pelos espanhóis que ceifaram suas tribos, enquanto a colonização foi vista em locais como o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, onde a gestão europeia perdurou longos séculos.
Mais sobre a colonização da América: brainly.com.br/tarefa/30862805
#SPJ2