invente um jogo científico e faça um roteiro sobre ele
Soluções para a tarefa
Resumo: Este artigo foi elaborado com o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa realizada por ocasião da conclusão do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM. A referida pesquisa buscou verificar como os jogos e brincadeiras são trabalhados na Educação Infantil, analisando também as contribuições dos mesmos para o processo de construção das aprendizagens das crianças desta etapa de escolarização. A pesquisa participante foi escolhida como encaminhamento metodológico para realização do trabalho, pois os dados foram coletados quando da realização do estágio curricular obrigatório na Educação Infantil do curso de Pedagogia. Este estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Luiz Barchet na cidade de Dona Francisca/RS. Foram usados como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. Para fundamentar a pesquisa e a análise dos dados utilizou-se, basicamente, os estudos de Vygotsky (1984,1994,1998) e Kishimoto (1993). Após as observações ficou evidente que os jogos e brincadeiras constituem-se por si só situações de aprendizagem. As regras e a imaginação estimulam a criticidade e criatividade da criança promovendo avanços em seus comportamentos, tanto no que diz respeito ao relacionamento com os demais como também quanto à questões que envolvem a desinibição, oralidade, psicomotricidade, entre outros. Assim, ao final da investigação concluiu-se que a prática dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais.
Palavras-chave: Jogos; Brincadeiras; Aprendizagens.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas constatações e problematizações que envolvem o tema Jogos e Brincadeiras na construção das aprendizagens de crianças da Educação Infantil.
O tema foi escolhido por acreditar-se que na infância o brincar é intrínseco à constituição do ser criança. Através do brincar os pequenos são capazes de criar e vencer seus próprios limites e construir suas próprias aprendizagens. Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. “A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa”. (QUEIROZ, 2003, pg.158).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No momento em que ela brinca a aprendizagem acontece, porque a “aprendizagem é construção do conhecimento”. (QUEIROZ, 2003 pg.22). Na brincadeira a criança se solta, deixa sua liberdade e sua criatividade fluírem podendo assim descobrir-se como pessoa. Isso, porém, ocorre de forma sistematizada, quando há a participação do professor como mediador do processo, dialogando com a criança e criando situações de jogos e brincadeiras que mobilizam saberes e promovem a construção de novas aprendizagens.Brincar é uma “proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente”.