invenção da máquina de fiar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ele nasceu em Oswaldtwistle, perto de Blackburn, por volta de 1720. Blackburn era uma cidade com uma população de cerca de 5 000 habitantes, conhecida pela produção de "Blackburn cinzentos", panos de urdidura de linho e trama de algodão inicialmente importados da Índia. Eles geralmente eram enviados para Londres para serem impressos.
Na época, a produção de algodão não conseguia acompanhar a demanda da indústria têxtil, e Hargreaves passou algum tempo considerando a forma de melhorar o processo. A lançadeira transportadora (em inglês: flying shuttle; John Kay, 1733) aumentou a demanda de fios pelas tecelãs dobrando sua produtividade,[3] e então a jenny giratória poderia fornecer essa demanda aumentando ainda mais a produtividade dos spinners. A máquina produziu rosca grosseira.
A melhoria da spinning jenny, que foi utilizada em fábricas têxteis.
Componentes Editar
A ideia foi desenvolvida por Hargreaves como uma armação de metal com oito fusos de madeira em uma extremidade. Um conjunto de oito rovings foi anexado a um feixe naquele quadro. As rovings quando estendidas passaram por duas barras horizontais de madeira que poderiam ser juntas. Essas barras podem ser desenhadas ao longo da parte superior do quadro pela mão esquerda do girador, estendendo assim o fio. O girador usou sua a mão direita para girar rapidamente uma roda que fez com que todos os eixos girassem, e o fio a ser girado. Quando as barras foram retornadas, o fio enrolado no fuso. Um fio de prensagem (faller) foi usado para guiar os fios no lugar certo no fuso.[4]
A política de algodão Editar
No século XVII, a Inglaterra era famosa por suas peças de lã e lã de pano. A indústria centrava-se ao leste e nas cidades como Norwich, que ciosamente protegia o seu produto. O processamento de algodão era muito pequeno: em 1701, apenas 1 985 868 libras (massa)s (0,90 kg) de algodão foram importadas para Inglaterra, e por volta de 1730 este número caiu para 1 545 472 libras (massa) (0,70 kg). Isto ocorreu devido à legislação comercial criada para proteger uma indústria de lanifícios.[5] As cópias baratas de cálcio, importadas pela Companhia Britânica das Índias Orientais de "Hindustão", tornaram-se populares. Em 1700, uma lei do Parlamento foi aprovada para evitar a importação de calicoes tingidos ou impressos da Índia, China ou Pérsia. Isso fez o pano cinza (calicó que não tinha sido acabado, tingido ou impresso) ser importado, e estes foram impressos no sul da Inglaterra com padrões populares. Os empresários de Lancashire produziram o pano cinza com urdidura de linho e trama de algodão, que eles enviaram para Londres para serem acabados.[5] As importações de lã de algodão recuperaram-se e, em 1720, quase chegaram aos níveis de 1701. Mais uma vez, os fabricantes de lã, no verdadeiro estilo protecionista, alegaram que isso retirava empregos dos trabalhadores em Coventry.[6] Outra lei foi aprovada, para agradar qualquer pessoa que pegasse o calicó impresso ou manchado; Os muçulmanos, os panos do pescoço e os fustões foram isentos. Foi essa isenção que os fabricantes da Lancashire exploraram.