introdução sobre africanidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você sabia que o Brasil e a África têm diversos pontos em comum? A tropicalidade, a diversidade do meio cultural, a multiplicidade cultural e a religiosa. Entre 40% e 60% da população brasileira possui alguma ascendência africana, transformando o Brasil no segundo país negro do mundo. A influência africana está presente em nossa história, nem nos damos conta de como ela está presente em muitos aspectos de nossa vida, como o vocabulário, a música popular,a dança, a culinária, a religião, o folclore e as festividades populares.
Resposta:
2. INTRODUÇÃO
2.1 Tema
Estudo teórico sobre o ensino da cultura africana na sala de aula.
2.2 Justificativa
A história da África e a cultura africana, mesmo sendo uma das que compõem a cultura brasileira, sempre ocupou uma posição sucinta ou quase imperceptível na área educacional. A sua influência, apesar de ampla, nunca possuiu o valor devido ou foi atribuída a importância correta.
Com a promulgação de leis que obrigam o ensino da História da África e da cultura africana na sala de aula, a educação brasileira ganhou um novo olhar e uma nova perspectiva. Contudo, dois fatores preponderantes ainda atrapalham o andamento satisfatório deste ensino: as resistências provenientes de preconceitos e a falta de formação específica dos docentes.
O ensino da cultura africana é complexo e exige muita desenvoltura dos docentes para ultrapassarem as barreiras da resistência dos pais e alunos, do racismo e em como lidar com ele no âmbito educacional, dos estigmas e em como desenvolver trabalhos gradativos que mudem a visão, a percepção e a ação dos seus alunos perante as temáticas que envolvam tal cultura.
Justifica-se, portanto, a necessidade do aprofundamento do estudo que trata da história da África e da cultura africana e de sua difusão em sala de aula, abrangendo ações pedagógicas que viabilizem a realização de um trabalho eficiente e que proporcione aos discentes uma aprendizagem qualitativa.
2.3 Problema
Como as ações pedagógicas podem contribuir para o ensino da cultura africana na sala de aula?
2.4 Hipótese
Ao trabalhar a cultura africana como parte formadora da sociedade brasileira, o docente iguala a importância de tal cultura às demais, quebrando a exaltação feita à cultura europeia durante séculos.
2.5 Objetivos
2.5.1 Objetivo Geral
Promover, através de um olhar pedagógico, ações que viabilizem o ensino da cultura africana no âmbito educacional.
2.5.2 Objetivos Específicos
Abordar a forma como a cultura africana foi difundida nas escolas ao longo dos anos.
Elaborar ações pedagógicas que direcionem o ensino da cultura africana na sala de aula.
2.6 Metodologia
Este trabalho foi realizado com embasamento total em pesquisas bibliográficas. De acordo Azevedo (2001, p.105), “[...] a pesquisa científica é um processo que consiste em interpretar fatos segundo um referencial teórico. O resultado é, entre outras facetas, o acúmulo e a predição, o que contribui para a ampliação dos horizontes do próprio referencial teórico, num fluxo de retroalimentação constante”. A pesquisa científica amplia a possibilidade de aprofundamento em um determinado assunto. A pesquisa bibliográfica é o relato das pesquisas científicas reproduzidas em bibliografias. Sendo que, tais bibliografias são bases para pesquisas e desta forma, as problemáticas impulsionadoras das mesmas, são enriquecidas com novos conhecimentos.
Conforme Barros; Lehfeld (2000, p.70), “a pesquisa bibliográfica tanto pode colaborar com a formação acadêmica do aluno, quanto com a produção inédita de trabalhos de reanálise, críticas e interpretação de diversas áreas de conhecimento”. Através da pesquisa bibliográfica há uma amplitude do conhecimento, o que possibilita ao pesquisador, contestar informações anteriores, analisá-las, aprimorá-las ou até mesmo formar um novo conceito, partindo da afirmativa inicial.
Segundo Cervo; Bervian (2002, p.66), “a pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”. A pesquisa bibliográfica ainda se constitui um dos instrumentos mais confiáveis para a produção do trabalho científico, pois, antes de ser editado, passa por análise criteriosa, o que atribui ao mesmo, uma credibilidade acentuada, se comparado aos demais métodos de pesquisa científica.
Explicação: