Física, perguntado por gigialmeidaa, 1 ano atrás

Introdução sobre a energia solar?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanagomes76p63wqo
5
A energia solar é muito importante nos dias que correm. Não só serve para o aquecimento de águas como também para a produção de energia eléctrica.

O aproveitamento da energia solar térmica para produzir água quente tem vindo a ser cada vez mais frequente nas habitações, pois tem-se apresentado como a opção mais rentável no aquecimento de água numa cozinha, casa de banho ou piscina.

A conversão térmica da energia solar consiste na absorção de radiação numa superfície absorvente e na transferência desta energia, sob a forma de calor para o elemento que irá receber essa energia (apesar de não ser na sua totalidade). A quantidade de energia recebida do sol no painel é fundamental para determinar a energia útil do processo e esta depende das características da superfície e da quantidade de radiação que a atinge (que depende de diversos factores como, por exemplo, da inclinação da superfície face aos raios solares ou das condições climatéricas). A conversão térmica da energia solar tem diversas aplicações. Destacam-se a fusão de materiais, a produção de electricidade, a cozedura de alimentos, a dessalinização, o aquecimento de águas (sanitárias e piscinas) e a produção de vapor na indústria.

Para a produção de energia eléctrica (energia solar fotovoltaica) são necessários equipamentos designados por painéis fotovoltaicos, que podem ser integrados em qualquer sistema eléctrico. Esta tecnologia tem como base um fenómeno físico ao qual chamamos efeito fotoeléctrico, e, através da interpretação do mesmo, conseguimos criar corrente eléctrica através da incidência de raios solares (introdução de energia) num painel com características específicas. O painel solar contém um sistema de baterias que permite armazenar a energia que não está a ser utilizada e a sua capacidade de armazenamento é variável, de acordo com as necessidades. A grande desvantagem deste tipo de painéis é que por enquanto ainda possuem um rendimento bastante baixo (entre os 10% e os 25%).

Contudo esta é a energia renovável com maior divulgação e que concentra maiores esforços no seu desenvolvimento, tendo-se verificado diversas inovações e melhorias ao longo dos últimos anos.

(o efeito fotoeléctrico e algumas inovações nos painéis fotovoltaicos serão abordados de forma mais detalhada num post futuro)
Perguntas interessantes