História, perguntado por laisvic145, 1 ano atrás

introdução e a conclusão do imperialismo no seculo XIX?

Soluções para a tarefa

Respondido por jfer
34
O Imperialismo pode ser definido como um sistema político e econômico, no qual grandes potências buscam exercer poder e domínio sobre os demais países. Esse conceito surgiu no contexto da Segunda Revolução Industrial, onde grandes potências industrializadas (Inglaterra, França, Alemanha, etc) lutavam por territórios, para garantir sua supremacia e se estabilizarem economicamente (garantir o máximo de lucratividade), buscando obter novas matérias-primas e mercado consumidor. 

Podemos dividir o Imperialismo em 2 pilares:

1) Nacionalismo (consequência): valorização exacerbada de seus valores, o que gera o racismo, a xenofobia e o etnocentrismo;

2) Darwinismo social (justificativa): crença na existência de sociedades superiores às outras, ou seja, algumas sociedades (grandes potências europeias) diziam possuir valores que as colocavam em condições superiores às demais.

O Imperialismo era justificado também como a necessidade de levar o progresso e a civilidade para as nações, consideradas pelos europeus, atrasadas. Ou seja, segundo essa lógica, os demais povos (dominados) eram considerados atrasados e incivilizados e era o papel das nações europeias consertar isso, exercendo domínio sobre elas. 
E um grande episódio conhecido mundialmente, que também foi consequência do Imperialismo, é a Primeira Guerra Mundial. 

laisvic145: isso é a introdução
jfer: dá pra tirar uma conclusão boa partir desse texto, só entendê-lo
jfer: a partir*
laisvic145: thanks!!!
Respondido por ProfMarx
129
INTRODUÇÃO: A partir da metade do século XIX, alguns países da Europa em especial a Inglaterra, passavam pela segunda Revolução industrial. precisavam de novos mercados consumidores e fontes de matérias-primas. Alem disso, houve crescimentos populacional europeu, com necessidade de escoar a população  excedente para outros locais, em consequência desses e outros fatores, surgiu o imperialismo (neo-colonialismo) que nada mais é que a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre a outra. As duas principais nações neocolonialistas foram Alemanha e Inglaterra

CONCLUSÃO: Entendemos que um pais central desempenha funções imperiais ou mantém controle sobre uma colônia, que se tornaria parcialmente independente, acontece ai o imperialismo. O imperialismo não é uma questão de teoria, mas de um sistema de poder.
Perguntas interessantes