intolerância religiosa é crime respeite a diversidade faça um pequeno texto sobre esse tema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
DisciplinasGabarito Enem
25
Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno
Descomplica
Tema de Redação: A intolerância religiosa em discussão no Brasil
Saiba mais sobre a intolerância religiosa em discussão no Brasil
O Tema de Redação da Semana 25 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo e conheça também a coletânea de textos que reunimos para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!
SE LIGA NAS 40 CITAÇÕES PARA USAR E CAUSAR NA REDAÇÃO DO ENEM!
Vai ficar de fora?
Confira abaixo nossa proposta de redação.
A intolerância religiosa em discussão no Brasil
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, produza um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “A intolerância religiosa em discussão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto I
Depois da II Guerra Mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que colocava em pauta o “respeito universal e observância dos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião”.
O ideal foi reforçado em 1999, ano em que líderes budistas, protestantes, católicos, cristãos ortodoxos, judeus, muçulmanos e de várias outras religiões se reuniram para assinar o Apelo Espiritual de Genebra. O documento pedia aos líderes políticos e religiosos algo simples: a garantia de que a religião não fosse mais usada para justificar a violência.
Passados muitos anos e outras muitas tentativas de garantir a liberdade religiosa, grande parte dos conflitos que hoje acontecem no mundo ainda envolvem crenças e doutrinas, que se misturam a uma complexa rede de fatores políticos, econômicos, raciais e étnicos.
Disponível em: Super Interessante
Texto II
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras fraternais ou em relação a melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.
Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.
É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerância religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica.
Explicação:
espero ter ajudado☺️