intervenções urbanas sobre o coronavirus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
SÃO PAULO
Uma série de projetos urbanísticos para revitalizar áreas da cidade de São Paulo estão travados na Câmara Municipal e correm o risco de ficar paralisados devido ao calendário eleitoral.
Propostos pelo poder Executivo, os chamados PIUs (projetos de intervenções urbanas) ou operações urbanas são conjuntos de incentivos e de regras para melhor aproveitamento das áreas, de forma a estimular ocupação nas regiões. Os planos exigem contrapartidas do mercado imobiliário, com potencial de arrecadação bilionária para obras de melhoria urbana.
Ao menos cinco desses grandes projetos urbanísticos tramitam na Câmara Municipal. Os planos Arco Pinheiros, Jurubatuba, Tamanduateí, Leopoldina e Água Branca estão presos a comissões da Casa e/ou judicializados
A cidade tem 19 projetos de intervenção urbana em diferentes estágios. Se somados, seis deles colocarão à venda em créditos de construção o equivalente a pelo menos 112 shoppings de grande porte, como o Center Norte, um total de 16 milhões de m² construídos —a arrecadação prevista é de cerca de R$ 11 bilhões.
Os projetos de intervenção urbana e operações urbanas têm funcionado como uma espécie de laboratório para o governo acelerar processos em uma cidade em que grandes obras são frequentemente paradas pela Justiça e pelo Tribunal de Contas.
Explicação:
Fonte: Folha de S.Paulo