História, perguntado por anahta2, 1 ano atrás

INTERPRETE

Pierre Vidal-Naquet é um dos maiores especialistas em Histórias da Grécia Antiga. No trecho abaixo, ele faz algumas considerações sobre o conteúdo da Odisseia e da Ilíada, atribuídas a Homero. Depois de ler o texto, responda ás questões que o acompanham.

Som dúvida Homero, autor dos dois poemas épicos, quisera pintar uma sociedade muito antiga. A grande maioria dos lugares que evoca se situa na Grécia propriamente dita ou nas ilhas, incluindo Creta, que, para ele, é um mundo á parte, bem complexo. [...] O que é notável constatar é que a Grécia asíatica, de onde Homero era originário, está praticamente ausente da Ilíada. [...]
Ma so fato de Homero ter desejado evocar a Grécia micênica não significa que ela a tenha efetivamente descrito. Para começar, está faltando, entre outras coisas, a escrita dos escribas e toda a sociedade que ela implica: sociedade dominada pelo palácio do rei. Evidentemente Agamenon é o rei dos reis, e Ulisses é o rei da Ítaca e de algumas ilhas que a cercam, mas eles não são soberanos absoluto. Agamenon não tomadecisão sem reunir a assembleia dos guerreiros e o conselho dos reis. Da mesma forma, Alcínoo, rei de feaces, e Príamo convocam os seus aliados, Pode-se falar, do lado aqueu, de uma sociedade?
Temos apenas o quadro de um exército, um campanha, do qual as mulheres e as crianças estão longe [...] Um exército coberto de bronze - o que , na época de Homero, homen da idade do Ferro, tinha um sabor exótico -, mas um exército completamente imaginário, assim como o muro construído pelos aqueus para proteger os meus barcos [...].

a) Segundo Pierre Vidal-Naquet, que problemas as obras de Homero impõem ao historiador?

b) Os problemas apontados por Vidal-Naquet desqualificam as obras Odisseia e Ilíada como fontes de pesquisa histórica? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por osergiowxy
62
a)As obras de Homero mostram algumas características da Grécia, e o historiado tem de 'garimpar', para ver se encontra alguma coisa que seja real, que mostre um lado da cultura grega, um elemento da pólis, de como viviam os gregos. Assim as obras de Homero não são livros de história e sim uma obra literária que pode ou não ajudar a relatar algo que tenha acontecido, ou um costume, uma tradição por exemplo n a Grécia.
b)Os problemas apontados por Vidal-Naquet não desqualificam de todo as obras de Homero como fonte histórica, mas como ele próprio diz "quisera pintar uma sociedade muito antiga", Homero entre o real e imaginário de sua escrita como que pintou uma obra, alguns elementos podiam ser reais, ou ter alguma relação com a verdade, mas não significa que Ulisses ou Aquiles tenha existido, o fato é que algumas coisas podem ser reais, mesmo sendo uma obra de arte.

Perguntas interessantes