Interpretação textual
1- após ler o texto de Marcelino Freire, reflita sobre as seguintes questões.
I. Embora seja escrito, esse é um texto com muitas características do texto falado. Por quê?
II. Quem fala no texto, um homem ou mulher? Procure comprovar isso.
III. Procure, no texto, passagens que indiquem o contexto social em que vive a personagem.
IV. Qual o motivo maior da revolta da personagem?
V. Um recurso muito utilizado nesse texto é a IRONIA, promovendo uma distância intencional entre aquilo que é dito e aquilo em que realmente se acredita, identifique passagens irônicas no texto.
VI. O que a personagem quis dizer com o seguinte trecho: "A paz é uma senhora. Que nunca olhou na minha cara. Sabe, a madame? A paz não mora no meu tanque. A paz é muito branca."?
VII. Quando ela diz: "Rezar nesse inferno, eu já rezo" a que você acha que "esse inferno" se refere? Por quê?
VIII. Qual o sentido da frase: "A paz tem hora marcada."?
Soluções para a tarefa
Vamos as respostas:
I - Porque o texto nos faz sentir como se o personagem está falando diretamente com a gente, fazendo muitas perguntas uma atrás da outra que é um recurso mais comum quando estamos falando com alguém por meio oral e não escrito.
II - No texto é muito difícil entender qual o gênero do personagem, mas como o mesmo vem com uma imagem acompanhando-o então podemos entender de que se trata de uma figura masculina.
III - Pelo que podemos entender pelo texto o personagem vive num contexto social de alguém da classe baixa ou média baixa, que passa por necessidades.
IV - A maior revolta é que seu filho foi morto e que a paz é algo que não é alcançado por todos, principalmente pelos mais pobres.
V - Uma passagem carregada de ironia seria a "A paz me deixa doente. Sabe como é? Sem disposição. Sinto muito, sinto muito! A paz não vai estragar o meu domingo."
VI - Ele estaria se referindo que a paz só atinge pessoas que classe alta e de preferências os brancos, já que a população negra sempre foi negligenciado em termos gerais.
VII - "Esse inferno" estaria se referindo a realidade em que o protagonista está vivendo, porque ele só está sofrendo e sem nenhum momento de paz.
VIII - Ele quer dizer que a "paz tem hora marcada" porque ela só aparece quando os governantes do Estado resolvem fazer alguma coisa a respeito por causa da falta da mesma.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta da pergunta de número dois:
De fato é difícil identificar o sexo da personagem, e é muito comum a conclusão da figura masculina, entretanto há uma pequena passagem onde fica claro que se trata de uma mulher.
"[..] Nem morta. [..]".
Espero ter ajudado!