interpretação dos filmes astros do desenho animado contra as drogas e proteger é preciso a) melhor ser um idot do que ser Maria vai com as outras. quando Michel experimentou pela primeira vez as drogas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard
realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três
diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução
intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo; a relação entre cinema e
poesia. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico
pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários
textos literários (o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero,
principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, citação; O demônio das onze
horas como uma obra nitidamente poemática e que “transcria” Arthur Rimbaud; Duas ou três
coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi
demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard (ou algumas seqüências de certas fitas)
poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser
descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a
intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor
utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras,
criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as
palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, “escreveu com a
câmera”.
Espero ter ajudado<3 :) :)