Interpretação de texto "Mão de Sancha":
1) De acordo com o texto I, Bentinho e Capitu fazem uma visita noturna a Sancha e Escobar. Nessa noite, que antecede o dia da morte de Escobar, Sancha dirije certos olhares para Bentinho.
a) Qual a impressão que o protagonista tem desses olhares? Justifique sua resposta.
b) Em que contexto tais olhares ocorrem? Nesse contexto, qual seria outra possivel interpretação para os olhares de Sancha?
Soluções para a tarefa
Olá,
A) A impressão que o protagonista Bentinho teve dos olhares de Sancha é que eles eram convidativos, que ela o desejava e que havia um clima de tensão e romance entre eles.
B) O contexto da trocha de olhares era basicamente o de uma conversa sobre a ida para a Europa, onde por alguns minutos Bentinho e Sancha ficaram a sós. Seria possível pensar que ela olhava-o e estava comportando-se de maneira tão feliz por causa da viagem, mas o excesso de olhares entre os dois passa a impressão de que realmente havia algo mais.
Abraços!
A – A impressão que o protagonista teve dos olhares de Sancha para Bentinho, de acordo com o texto I, era de que representavam algo intimidativo e caloroso; em suas palavras, "quentes e intimativos", e que "não convidavam a expansões fraternais", o que dava a entender que ela queria ter relações amorosas com ele.
Dom Casmurro
Obra mais conhecida do escritor Machado de Assis. A história conta sobre a vida de Bentinho e Capitu que, apaixonados na adolescência, têm que enfrentar obstáculos com relação aos seus anseios amorosos, pois a mãe de Bentinho fez uma promessa de que seu filho seria padre.
Quem é Sancha?
Sancha, personagem da história de Dom Casmurro, é a companheira de colégio de Capitu. Mais tarde, ela se casa com Escobar.
Leia mais sobre Dom Casmurro em: https://brainly.com.br/tarefa/10831508?referrer=searchResults
B – Os olhares ocorrem no momento em que Escobar e Sancha falam com Bentinho sobre "projetos em família", que seria o de viajarem à Europa. Neste contexto, é possível pensar que Sancha estava buscando o apoio de Bentinho para o projeto de Escobar.
Escobar
Escobar, na história de Machado de Assis, é amigo de Bentinho, seminarista.
“Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos, como tudo“.
Ezequiel Escobar foi colega de seminário de Bentinho e, como o seu amigo, não tinha vocação para o sacerdócio.
Escobar acaba por morrer nadando no mar.
Por causa da dor manifestada por Capitu durante o velório, ela foi considerada exagerada por Bento.
Por fim, este passa a desconfiar de que Capitu e Escobar poderiam ter tido um “caso”.
Leia mais sobre Ezequiel Escobar em: https://brainly.com.br/tarefa/16325267?referrer=searchResults
#SPJ3