INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:De toda cor Passarinho de toda corGente de toda corAmarelo, rosa e azulMe aceita como eu sou Eu sou amarelo claroSou meio erradoPra lidar com amorNo mundo tem tantas coresSão tantos saboresMe aceita como eu sou Eu sou ciumento, quente, friorentoMudo de opiniãoVocê é a rosa certaBonita e espertaSegura na minha mão (Que o mundo é sortido toda vida soubeQuantas vezes, quantos versos de mim em minh´alma houve?!Árvore, tronco, maré, tufão, capim,Madrugada, aurora, sol a pino e poenteTudo carrega seus tons, seu carmimO vício, o hábito, o mongeO que dentro de nós se esconde:O amor, o amor, o amor!A gente é que é pequenoE a estrelinha é que é grandeSó que ela tá bem longeSei quase nada, meu Senhor!Só que sou pétala, espinho, florSó que sou fogo, cheiro, tato, platéia e atorÁgua, terra, calmaria e fervorSou homem, mulher Igual e diferente, de fato!Sou mamífero, sortudo, sortido, mutante, coloridoSurpreendente, medroso e estupefatoSou ser humano, sou inexato!) Passarinho de toda corGente de toda corAmarelo, rosa e azulMe aceita como eu sou Eu sou amarelo claroSou meio errado pra lhe dar com amorNo mundo tem tantas coresSão tantos saboresMe aceita como eu sou (Renato Luciano)
Sua resposta
a) Justifique o título empregado na canção:.. *
Sua resposta
b) Hoje em dia tem sido difícil as pessoas aceitarem as outras como elas são? Por quê? *
Sua resposta
C) Ao se definir, o eu lírico coloca que ele muda de opinião. Você vê isso como algo ruim ou como algo positivo? Por quê? *
Sua resposta
d) Copie da música um exemplo de metáfora, explicando: *
Sua resposta
e) O que seria uma pessoa ser meio errada pra falar de amor? Você assim se considera? *
Sua resposta
f) Por que a escolha de se citar, num mesmo contexto, passarinho e gente? Comente: *
Sua resposta
g) O que simbolizaria cada uma das três cores citadas no refrão? *
Sua resposta
h) Transcreva da música uma antítese, explicando-a: *
Sua resposta
i) Explique os dois versos que se encontram em negrito na canção: *
Sua resposta
j) Circule na música um vocativo, dizendo a quem ele se refere: *
Sua resposta
l) Explique a importância de tantas enumerações na canção: *
Sua resposta
m) Que mensagem a música transmite? *
Sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O título traduz toda a multiplicidade/diversidade que pode ser encontrada entre as pessoas, diversidade essa que pode ser vista nas pessoas comparativamente ou mesmo em uma só pessoa, visto que o nos molda está em constante mutação. O ser humano é muito complexo para caber em uma definição fechada e imutável.
b) Sim, tem sido cada vez mais difícil. Porque vivemos, principalmente no Brasil, uma polarização de grupos que se colocam em oposição segundo critérios, características e elementos que conformam as peculiaridades e diversidades do ser humano. Isto é perceptível nos mais variados campos, da política institucionalizada até às manifestações mais simples do cotidiano, como em redes sociais - onde recorrentemente as pessoas atacam o diferente.
c) Mudar de opinião é algo normal, estamos em contínua construção. Muitas vezes temos uma determinada compreensão e, consequentemente, uma opinião sobre algo que vem a ser alterada devido, por exemplo, uma nova informação, uma nova experiência, um novo elemento que se apresenta e transforma a nossa visão. Nesse sentido, mudar de opinião é positivo, demonstra capacidade, inclusive, de aprender. O que não é positivo é a mudança de opinião por mera conveniência, meramente para benefício próprio.
Indicação de música com uma abordagem legal sobre isso (mudar de opinião): Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas.
d) Um exemplo de metáfora está no verso em "só que sou pétala, espinho, flor". O verso traduz exatamente a diversidade e complexidade do eu lírico, que pode ser completo/inteiro, belo e frágil (flor); frágil e fragmentado (pétala); ou mesmo representar força e/ou perigo (espinho).
e) A expressão "pessoa meio errada para o amor" pode comportar diversas possibilidades de interpretação. No contexto da composição, parece ser apenas uma pessoa que não encaixa em nenhum modelo de "pessoa perfeita" para um relacionamento amoroso, como, na verdade, ninguém é.
f) A composição aproveita a diversidade de cores dos pássaros para comparar com a diversidade humana. Tal recurso é extremamente comum em composições desse tipo, a licença poética permite quase tudo.
g) As cores "amarelo, rosa e azul" podem ter diferentes simbolismos. Na composição, o amarelo (o eu-lírico faz questão de dizer "amarelo claro") pode corresponder à liquidez, fluidez, inconsistência (segundo a psicologia, amarelo também carrega o sentido de alerta - não a toa é usada, por exemplo, no sinal de trânsito e nos cartões de jogo de futebol); azul, por sua vez, simbolizaria o contrário, ou seja, estabilidade, confiança, geralmente é relacionada ao masculino; e rosa, representa sensibilidade, doçura, geralmente é relacionada ao feminino (veja que o eu-lírico diz "sou homem, mulher", ou seja, azul e rosa).
h) Um exemplo de antítese pode ser encontrado em "Água, terra, calmaria e fervor". Uma antítese é a exposição de ideias opostas, quando estão aproximadas palavras ou expressões de sentidos opostos. No caso do exemplo água se opõe a terra e calmaria se opõe a fervor.
i) Você não indicou os versos em negrito.
j) Um exemplo de vocativo, ou seja, chamamento ou interpelação, é "Senhor", e que provavelmente se refere ao Divino, como comumente fazemos.
l) Não há nenhuma enumeração no texto que você colocou. No entanto, como se trata de uma composição musical, a enumeração deve se referir a cifras, uma linguagem composta por letras, números e símbolos que serve para indicar os acordes a serem executados por um instrumento musical.
m) Para além do apelo pessoal por aceitação, a música transmite mensagem de que as pessoas são diferentes e que isso é normal, não deve ser motivo para que essas não sejam aceitas.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.