interpretação completa da música de Chico Buarque apesar de você destacando o regime militar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Chico já abre a música lembrando que o outro é quem manda, sem possibilidade de discussão. Quando perguntado sobre quem era o você na música, Chico respondeu que era uma mulher muito mandona, muito autoritária.
Era uma época tensa para os brasileiros, com uma forte repressão. Pessoas contrárias ao regime Médici eram torturadas e desaparecidas.
Chico já dá dicas de como o povo andava se sentindo. Quando ele diz minha gente, fala dos brasileiros que sofriam com a repressão.
Aqui, a letra é propositalmente ambígua.
o artista faz uma referência aos vários crimes que foram “inventados”, ou às várias interpretações que faziam pessoas inocentes serem presas. Nisso, o artista faz uma referência aos vários crimes que foram “inventados”, ou às várias interpretações que faziam pessoas inocentes serem presas. Mas aí, esqueceu-se de inventar o perdão: pequenos atos levavam à prisão, à tortura e até à morte.
o compositor sonha com tempos melhores, em que a liberdade prevaleça.
Chico segue sonhando: quando a democracia vier, ele vai poder viver a vida novamente, sem medo.
Então, o compositor continua a fazer sua crítica e mantém a esperança. Ele ainda comenta: o dia há de vir antes do que os militares pensam.
espero ter ajudado!