Interpretação: carta argumentativa
Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2007.
Prezado Prefeito,
Apresento nesta carta o grande problema ecológico que está ocorrendo em nosso planeta, que em consequência afeta nossa cidade. O aquecimento global é um problema que está sendo debatido pela sociedade, porém nem todos já se conscientizaram de seus efeitos negativos. É preciso que a população aprenda o que fazer para não ter problemas no futuro.
Precisamos apresentar em colégios, programas sobre o que é o aquecimento global para mostrarmos os grandes problemas que ele traz e trará para nossa sociedade. Por exemplo, as geleiras do Alasca que estão sendo destruídas, aumentam o volume da água e faz com que a maré suba, chegando a nossos prédios (exemplo tirado do jornal O Globo de agosto/2007, fato que já está acontecendo na cidade de Recife no estado de Pernambuco).
Para fazermos com que os efeitos do aquecimento global diminuam, precisamos usar novas matérias como o biodiesel, que é um combustível biodegradável, muito menos poluente que a gasolina, pois emite menor quantidade de gás carbônico (CO2) (exemplo retirado do site da Petrobrás). Outro modo, é usarmos menos automóveis e mais transportes alternativos como o metrô.
O único modo de fazermos com que as pessoas se conscientizem é mostrar para eles o mal que o aquecimento global faz para a ecologia e a nós mesmos. Porque se ficarmos parados, nosso mundo sofrerá grandes problemas. Obrigado.
Atenciosamente,
1. Nessa carta, o locutor inicia o primeiro parágrafo na 1ª pessoa do singular e, posteriormente, muda para a 1ª pessoa do plural.
a) Que formas verbais servem para exemplificar essa afirmação?
b) Qual a intenção do autor realizando essa mudança no texto?
martacelestinosilva:
20 pontos Estou precisando de ajuda
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a) precisamos
b) se incluir no contexto
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás