História, perguntado por esteelamorais, 8 meses atrás

“Internamente, o momento era delicado, os problemas sociais estavam exacerbados e a disputa ideológica entre americanistas e nacionalistas crescia. As novas demandas sociais e de desenvolvimento tornavam imperativa a continuidade da industrialização brasileira. No entanto, para que ela avançasse, o capital estrangeiro era necessário. Outrossim, ampliar o mercado externo era um imperativo decorrente tanto da queda das exportações quanto da necessidade de aumentar a capacidade de importar”.

Fonte: SILVA, A, L, R da; RIEDIGER, B, F. Política Externa Brasileira: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2016.




Tendo como base os conteúdos de “Política Externa Brasileira”, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que descreve corretamente o projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1956-1960).

I. O projeto desenvolvimentista de JK previa ampla colaboração do capital estrangeiro e, assim, o governo buscou tornar o ambiente nacional atrativo a esses capitais.


II. O projeto desenvolvimentista de JK estava baseado em dois grandes eixos: a repressão ao comunismo e o alinhamento com a Itália.


III. JK reivindicava auxílio para a instalação de uma grande metalúrgica.


IV. JK conseguiu conciliar crescimento industrial com alinhamento automático aos EUA, caracterizando o chamado desenvolvimentismo-associado.

A
Estão corretas apenas as afirmativas I e II

B
Estão corretas apenas as afirmativas II e III

C
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV

D
Estão corretas apensas as afirmativas I, II e III

E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

Estão corretas apenas as afirmativas I e IV

Explicação:

A alternativa correta é: (Estão corretas apenas as afirmativas I e IV). As afirmativas I (O projeto desenvolvimentista de JK previa ampla colaboração do capital estrangeiro e, assim, o governo buscou tornar o ambiente nacional atrativo a esses capitais) e IV (JK conseguiu conciliar crescimento industrial com alinhamento automático aos EUA, caracterizando o chamado desenvolvimentismo-associado) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “O projeto desenvolvimentista de JK previa ampla colaboração do capital estrangeiro e, assim, o governo buscou tornar o ambiente nacional atrativo a esses capitais. Como a conjuntura internacional era favorável, teve inicialmente grande êxito e, em seus primeiros anos, JK conseguiu conciliar crescimento industrial com alinhamento automático aos EUA, caracterizando o chamado desenvolvimentismo-associado. Essa experiência se revelaria, contudo, fruto de condições muito específicas, que se tornaram inoperantes em meados de 1958. Mais ainda, o desenvolvimento dependente-associado se deu com crise no balanço de pagamentos, forte inflação e endividamento externo. Assim, após 1958, JK adotou um discurso diplomático cada vez mais nacionalista” (p. 100). As afirmativas II (O projeto desenvolvimentista de JK estava baseado em dois grandes eixos: a repressão ao comunismo e o alinhamento com a Itália) e III (JK reivindicava auxílio para a instalação de uma grande metalúrgica) estão incorretas porque apresentam informações equivocadas a respeito do projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.

Perguntas interessantes