Interlinguagens
A dança de Flávio Sampaio
Assim como no cinema, na dança também temos artistas que procuram democratizar o acesso aos saberes artísticos por meio do ensino da arte. Um dos dançarinos que se destacam nesse sentido é o cearense Flávio Sampaio (1954).
Em sua carreira, o artista alcançou reconhecimento internacional como bailarino e professor em renomadas academias de dança. Depois, voltou suas atividades para a direção do Colégio de Dança do Ceará, fundado pelo próprio artista na cidade de Fortaleza.
Em 2000, um grupo de jovens da cidade natal de Flávio Sampaio, Paracuru, no Ceará, procurou o coreógrafo para lhes ensinar o forró, dança típica brasileira, e assim surgiu a Escola de Dança de Paracuru, que, além das aulas práticas de dança, compreende aulas de História da Arte e Filosofia.
Essa escola é a segunda instituição de dança com o maior número de meninos (quase metade dos alunos) no país, só perdendo para a Escola do Teatro Bolshoi de Joinville. Esse fato é muito interessante e denota a importância da dança para os cidadãos de Paracuru. Isso aconteceu porque Flávio foi pessoalmente conversar com os pais dos alunos, contando sua história de sucesso e mostrando que o preconceito contra os bailarinos é infundado. No começo de sua carreira como diretor da escola, o dançarino utilizava os próprios recursos, mas atualmente a escola conta com o apoio de empresas e do Estado. Os primeiros alunos da escola se tornaram profissionais e, sob a direção de Flávio Sampaio, fundaram a Paracuru Cia. de Dança. Além de dançar profissionalmente, apresentando-se em festivais de dança no Brasil e em outros países, os bailarinos são professores na escola. Fazem parte do portfólio da companhia espetáculos que englobam o balé clássico, o jazz e o forró, ritmo típico brasileiro, originando uma dança contemporânea que dialoga com diversas épocas e movimentos artísticos.
Reflexão sobre o trabalho do artista
- Levando em consideração o que leu sobre a proposta de Flávio Sampaio, reflita sobre as questões a seguir com um colega e depois converse sobre suas reflexões com a turma toda e o professor.
a) Com base no texto, você considera que o trabalho de Flávio Sampaio democratiza a arte? De que forma?
b) O trabalho de Flávio Sampaio se assemelha de alguma forma ao trabalho de Mônica Nador? Como? E em que são diferentes?
c) Em que trabalhos como o de Flávio Sampaio e Mônica Nador beneficiam a comunidade em que estão inseridos?
d) Pense na história de Flávio Sampaio, Mônica Nador e o que viu sobre as pessoas que participam dos dois projetos e responda: como uma linguagem artística, como o cinema ou a dança, pode ser transformadora? Conhecer um novo meio de se expressar pode significar uma nova forma de viver?
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
a. Sim. Flávio Sampaio democratiza a arte porque atua em prol da quebra de preconceitos, por intermédio da conversa com a família de crianças, visando integrar cada vez mais meninos à dança.
b. Sim. Tanto Mônica quanto Flávio atuam nas comunidades, desenvolvendo formas artísticas. A diferença é que Mônica trabalha a pintura e o desenho, ao passo, que Flávio atua as diferentes formas de dança.
c. Flávio e Mônica beneficiam as comunidades em que estão inseridos por intermédio de projetos sociais e pela democratização da arte nas mesmas.
d. As diversas formas de arte são transformadoras. Isso porque promovem o entretenimento e aprendizados profundos aos alunos.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás