Interessado em melhorar a resposta de imunossupressão em situações de transplante de órgãos, um pesquisador isolou e cultivou células produtoras de anticorpos (imunoglobulinas). Em algumas placas de cultivo, adicionou uma droga que inibe a fusão de membranas e comparou com cultivos-controle, nos quais a droga não foi adicionada. O resultado está apresentado na tabela abaixo. a) Por que a inibição da fusão de membranas acarretou o acúmulo de anticorpos dentro das células tratadas? b) Cite dois tipos celulares do organismo humano cuja função seria profundamente afetada por essa droga.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
a) Pelo fato de que a fusão de ambas as membranas (membrana vesicular e membrana plasmática) é essencial para a integração dos anticorpos, permitindo uma ação mais sistêmica.
b) Plasmócitos, por serem células produtoras de anticorpos e estarem diretamente ligados a estas questões, assim como fibroblastos, por serem células da matriz extracelular, responsáveis pela mediação entre células pertencentes a um mesmo tecido.
Resposta:
Explicação:
a)A inibição do processo de fusão de membranas impediu a exocitose e a consequente liberação dos anticorpos para o meio extracelular.
b) A droga em questão afetaria profundamente a atividade de células secretoras presentes em glândulas exócrinas, endócrinas e no tecido nervoso. Os neurônios ficariam impedidos de liberar os neurotransmissores, fato que acarretaria a morte do organismo.