(Interbits - Adaptada) Analise as informações a seguir.
Um protesto com mais policiais que manifestantes
Cerco de policiais a manifestantes. - Bosco Martín
O segundo protesto contra a Copa do ano em São Paulo foi marcado pela enorme presença policial, uma tropa de pelo menos 2 300 agentes, que superou o número de manifestantes.
A marcha, com quase mil pessoas, segundo a polícia, e umas 3 000, segundo os manifestantes que transmitiram o ato ao vivo pela internet, saiu da Praça da República, no Centro, por volta das 18 horas. Em apenas uma hora estourou a primeira bomba, lançada pela polícia. A intenção das forças de segurança de impedir atos de vandalismo acabou frustrando um protesto que começou de forma pacífica, com tambores, gritos contra os gastos excessivos na Copa, contra a brutalidade policial e a qualidade dos serviços públicos.
A polícia deteve um grupo de cerca de 50 manifestantes que foi obrigado a se sentar no chão e acabou rodeado por quatro fileiras de policiais com mais de uma centena de agentes. Depois foram levados, algemados, em vários ônibus até as delegacias da região. O número total de detidos chegou a 262 pessoas, entre elas seis jornalistas que cobriam a manifestação e um professor da Universidade de São Paulo (USP). Outras oito pessoas acabaram feridas, sendo cinco policiais.
MARTÍN, María. Um protesto com mais policiais que manifestantes. El País. 23/02/2014. (Adaptado)
Disponível em: . Acesso em: 24/02/2014, às 15 horas (fins pedagógicos).
A Sociologia, criada pelos pensadores clássicos, é útil para tentarmos compreender os eventos contemporâneos. As opções a seguir, com base nos clássicos (Marx, Weber e Durkheim), trazem análises da ação da polícia no tipo de manifestação popular apresentada na notícia. Leia-as com atenção.
I. MARX: A polícia procura reprimir as ações populares por estar comprometida com os interesses da burguesia. Sua função é conter toda e qualquer manifestação que implique uma organização social.
II. WEBER: A ação da polícia tem como objetivo reforçar o papel do Estado como detentor do monopólio do uso legítimo da força. Por isso policiais agem de forma tão implacável contra manifestantes e, em especial, manifestantes violentos.
III. DURKHEIM: A ação da polícia procura impedir a anomia social. Assim, sua função é defender a ordem e a solidariedade social, evitando tudo o que possa pô-la em risco.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. III, apenas.
c. I, II e III.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Ambas estão corretas.
Complemento:
Neste contexto, além de Comte expoente da teoria positivista e pai da sociologia, podemos citar outros 3 grandes atores que contribuíram para a fundamentação do pensamento sociológico, como por exemplo:
Marx: Que estudou a luta de classes e o capitalismo. (A partir das revoluções industriais como gatilho)
Weber: Que entendeu os tipos sociais e a ética protestante
Durkheim: Que trouxe o entendimento sobre a solidariedade mecânica e orgânica, além das formas de coercitividade do indivíduo inserido no espaço social.
Perguntas interessantes