Inteligência emocional no trabalho (por Hendrie Weisinger, Phd) procura elucidar a relação entre inteligência emocional e o ambiente de trabalho. Observe o fragmento a seguir:
"... a inteligência emocional provém de quatro componentes, que quando alimentados pela experiência, eles lhe permitem desenvolver habilidades e aptidões específicas, que vão formar a base desse tipo de inteligência" [...].
1. A capacidade de perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção;
2. A capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou de outrem;
3. A capacidade de compreender as emoções e o conhecimento derivado delas;
4. A capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. (SANTOS, Rosângela Salvador Biral dos. Inteligência emocional no trabalho (por Hendrie Weisinger, Phd). Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2016. p. 2-3.
Imagine agora um funcionário que tenha sido humilhado pelo chefe. Baseado na leitura da citação, qual seria a resposta mais próxima do conceito de inteligência emocional descrita pelo autor:
Escolha uma:
a. Comentar com os outros funcionários da empresa a situação ocorrida para que outros possam ficar de sobreaviso no futuro.
b. Após refletir e deixar o calor do momento para trás, buscar expor os sentimentos em um momento oportuno e procurar ouvir a outra parte de maneira sincera.
c. Procurar ser frio e esperar a melhor hora para revidar.
d. Reunir provas materiais e testemunhas para confrontar o empregador e, se necessário, ameaçar com processo.
e. Dali por diante procurar sistematicamente boicotar o chefe para que ele possa aprender a lição de não diminuir os outros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
b. Após refletir e deixar o calor do momento para trás, buscar expor os
sentimentos em um momento oportuno e procurar ouvir a outra parte de
maneira sincera.
Perguntas interessantes
Geografia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás