Integra o fato típico e, portanto, não esta associado à consciência da ilicitude. Quem age com dolo, não necessariamente está ciente de que fez algo indevido (a consciência da ilicitude esta na culpabilidade). Dolus bonus, dolo neutro ou dolo natural.
Qual teoria estamos falando?
Teoria maior
Teoria finalista
Teoria causalista
Teoria menor
Teoria monista
Soluções para a tarefa
Resposta: Teoria Causalista (ALTERNATIVA 3)
Explicação: A Teoria Causalista sustenta que o dolo e a culpa não integram a conduta, de forma que, ainda que o sujeito aja sem elemento objetivo, o fato poderá ser típico.
1: Teoria Maior = Não é reconhecida pelo Direito
2: Teoria Finalista = É o contrário da Causalista, pois ela entende que, por ser o delito uma conduta humana e voluntária que tem sempre uma finalidade, o dolo e a culpa são abrangidos pela conduta.
3: Teoria Causalista = CORRETA
4: Teoria Menor = Não é reconhecida pelo Direito
5: Teoria Monista = Trata de concurso de pessoas, o que nada tem relação com a pergunta. Pela teoria Monista, o crime, ainda que praticado por várias pessoas em colaboração, continua único, indivisível. Assim, todo aquele que concorre para o crime, causa-o na sua totalidade e por ele responde integralmente, de vez que o crime é o resultado da conduta de cada um e de todos indistintamente.