Biologia, perguntado por raianaandradedos, 8 meses atrás

Instrução: voces farão uma pesquisa sobre a origem da vida na terra. comentem sobre: teoria do big bang, teorio da biogênese e hipótese autotrófica ​

Soluções para a tarefa

Respondido por abraao972hand
1

Resposta:

Origem da vida

Acredita-se que a Terra tenha surgido cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Já a vida, há aproximadamente 3,4 milhões de anos, segundo fósseis de procariontes (bactérias unicelulares sem envólucro nuclear) encontrados na África do Sul.

Teoria do Big Bang?

Esta é uma das hipóteses sobre a origem da vida ainda muito respeitada na atualidade. De acordo com o padre Georges Lemaítre e o físico russo George Gamow, no início, o universo era um grão que explodiu, sem motivo aparente, e produziu o tempo, a matéria e a energia que existe.

De acordo com ela, o Universo teria surgido a partir de um ponto extremamente denso que passou por uma grande explosão, dando origem ao cosmos em expansão, planetas e tudo que neles existe.

E, como a temperatura era alta, não haviam elementos químicos no universo, sendo assim, surgiram apenas após milhares de anos, tais como o hidrogênio.

Teoria da Abiogênese e Biogênese

O que é Abiogênese (ou geração espontânea)? É uma hipótese de origem da vida que acredita que há uma “força vital” em alguns tipos de matéria orgânica, o que provocou o surgimento da vida. Aristóteles era um dos defensores desta teoria, pois acreditava que a vida poderia surgir de variadas formas a partir de matéria sem vida.

Essa teoria defende que a vida surge da matéria inanimada. Ainda na modernidade havia uma forte defesa dela. Van Helmont considerava que os cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa suja gerava ratos. Naturalistas consideravam que os intestinos produziam os vermes e que carne em decomposição gerava moscas

Hipótese autotrófica

Esta teoria do surgimento da vida na terra defende que o primeiro ser era autotrófico, que surgiu em condições extrema, mas conseguiu viver em lugares mais protegidos como fontes termais submarinas.

Eles, inicialmente se nutriam a partir da reação de substâncias inorgânicas. O nome disso é quimiossíntese. Após esses, surgiram os capazes de realizar fermentação.

Hipótese autotrófica: os primeiros seres vivos produziam seu próprio alimento, já que não havia moléculas orgânicas suficientes para alimenta-los. Eles obtiam a nutrição por quimiossíntese – sem energia luminosa – a partir de compostos inorgânicos.

Hipótese heterotrófica: os primeiros seres vivos não produziam o próprio alimento e se alimentavam de moléculas presentes no meio ambiente. Eles seriam muito simples e incapazes de sintetizar os próprios nutrientes.

Perguntas interessantes