Português, perguntado por manuelacabral3022, 1 ano atrás

Instrução: As questões de números 16 a 20 tomam por base a letra da toada Boiadeiro, de Armando Cavalcante (1914-1964) e Klecius Caldas (1919-2002): Boiadeiro De manhãzinha, quando eu sigo pela estrada Minha boiada pra invernada eu vou levar: São dez cabeças; é muito pouco, é quase nada Mas não tem outras mais bonitas no lugar. 5 Vai boiadeiro, que o dia já vem, Leva o teu gado e vai pensando no teu bem. De tardezinha, quando eu venho pela estrada, A fiarada tá todinha a me esperar; São dez filinho, é muito pouco, é quase nada, 10 Mas não tem outros mais bonitos no lugar. Vai boiadeiro, que a tarde já vem Leva o teu gado e vai pensando no teu bem. E quando chego na cancela da morada, Minha Rosinha vem correndo me abraçar. 15 É pequenina, é miudinha, é quase nada Mas não tem outra mais bonita no lugar. Vai boiadeiro, que a noite já vem, Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem! (Armando Cavalcante e Klecius Caldas. Boiadeiro. In: Beth Cançado. Aquarela brasileira, vol. I. Brasília: Editora Corte Ltda., 1994. p. 59.) São dez cabeças; é muito pouco, é quase nada - São dez fili- nho, é muito pouco, é quase nada - É pequenina, é miudinha, é quase nada. O efeito de anticlímax observável nos três versos é explicável pela (A) divisão de cada um dos versos indicados em três sequências sintáticas simétricas. (B) repetição da forma verbal “é” por três vezes nos versos mencionados. (C) acentuação regular na quarta, oitava e décima segunda sílabas nos versos. (D) atenuação gradativa do sentido que se verifica do início ao fim de cada um dos versos apontados. (E) referência a poucos objetos ou entidades nos três versos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
3
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

Podemos perceber que os versos destacados pela questão apresentam uma diminuição gradativa na apresentação dos adjetivos, numa tentativa do eu lírico de enfatizar o caráter humilde do que descreve.

Deste modo, a única resposta adequada dentre as alternativas apresentadas é a letra (D), "atenuação gradativa do sentido que se verifica do início ao fim de cada um dos versos apontados". Esta alternativa ressalta o uso de adjetivos de forma gradativa pelo eu lírico, a fim de destacar a humildade no poema.
Perguntas interessantes