(INSTITUTO MACHADO DE ASSIS - adaptada) Leia o texto. Como se sabe, ética e moral são grandezas um tanto quanto ausentes em nossa composição histórica, a partir da colonização. Talvez em consequência disto, essa carência, que se faz sentir progressivamente, nos dias de hoje, seja o fator de motivação da enorme crise social em que estamos imersos. GALVÃO, Antônio Mesquita Com base no que foi estudado a respeito de ética e moral, analise as afirmações a seguir e assinale a incorreta. Escolha uma: a. Podemos afirmar que a moral distingue-se da ética pelas características de se situar no plano teórico e reflexivo e por pautar-se em princípios universais. b. A Ética de Dussel, denominada Ética da Libertação, difere da Kantiana ao estabelecer como referência ética as necessidades concretas do ser humano e a eticidade, afirmando a possibilidade de ser dos indivíduos em sociedade. c. Schopenhauer não entende a ética ligada à noção de dever, mas ligada à noção de que a contemplação da verdade é o caminho de acesso ao bem. Para ele, o ser humano só encontrará salvação na autoanulação da vontade e na fuga para o nada. d. Sobre a moral de nobres e a moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor, a moral de escravos é fruto do ressentimento.
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Olá!
A alternativa B é que se aplica como incorreta.
Partindo deste ponto, notamos que a ética da liberdade, está para a pesquisa filosófica como a filosofia da libertação, surgindo a partir de uma escolha de justiça e de solidariedade.
Assim, Dussel nos orienta que ao entender a ética da liberdade, não negaremos a razão, mas a irracionalidade da violência do mito moderno; não negamos a razão, afirmando a "razão do outro".
Até a próxima.
A alternativa B é que se aplica como incorreta.
Partindo deste ponto, notamos que a ética da liberdade, está para a pesquisa filosófica como a filosofia da libertação, surgindo a partir de uma escolha de justiça e de solidariedade.
Assim, Dussel nos orienta que ao entender a ética da liberdade, não negaremos a razão, mas a irracionalidade da violência do mito moderno; não negamos a razão, afirmando a "razão do outro".
Até a próxima.
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