Inspirado no liberalismo clássico e em clara oposição ao Keynesianismo, o neoliberalismo propõe, entre outras medidas:
I. a atuação do Estado como empresário, como mediador das relações capital-trabalho e como regulador de taxas e tarifas.
II. o desenvolvimento de uma política de privatização das empresas estatais para reduzir o papel do Estado na economia.
III. a minimização do poder dos sindicatos e a redução dos direitos trabalhistas.
IV. a redução das barreiras para a circulação de mercadorias e capitais entre países, promovendo, assim, uma maior abertura econômica.
1) (Mackenzie) Estão corretas:
a) apenas I, II e IV.
b) apenas I, III e IV.
c) apenas I, II e III.
d) apenas II, III e IV.
2) (ACAFE) Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980. Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
a) Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo.
b) Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado.
c) O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
d) Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-D 2-C
Explicação:
Classroom
O Keynesianismo defende a intervenção do Estado na economia, diminuindo o desemprego, ou seja, pensando em como o assalariado irá se manter neste contexto. Logo podemos entender que na primeira questão a alternativa correta é a "D" e na segunda a "C".
O Keynesianismo, o Neoliberalismo e a Social Democracia, são formas de pensamento, e portanto vertentes ideológicas de como o capitalismo deve funcionar.
O Neoliberalismo, defende justamente o contrário da teoria anterior, ou seja um estado mínimo, onde haja livre concorrência. Prezando pelo bem dos empresários, através do pensamento de que o mercado se organizará naturalmente “a mão invisível do mercado”.
Já Social-Democrata, entende que o Estado deve ter atitudes diante do povo para que evite desigualdades sociais, visando políticas públicas. Essas que devem proteger os direitos básicos do cidadão.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/370833