Química, perguntado por nshshsbana, 7 meses atrás

Insetos, répteis e aves, por exemplo, costumam pôr ovos após a fecundação. Em cada ovo, há um pequeno embrião e uma reserva de material nutritivo que garantirá o fornecimento de nutrientes ao novo ser que se desenvolve até que esteja pronto para nascer, saindo do ovo. As espécies de animais que põem ovos são denominadas ovíparas. Os ovos das espécies terrestres atualmente viventes têm parede impermeáveis à água, o que impede a desidratação e a morte do
embrião. A casca dos ovos de répteis e de aves, constituída de carbonato de cálcio, é um interessante exemplo desse tipo de adaptação. Essa casca impede a passagem de água, mas permite que passem gases através dela, o que possibilita a entrada de gás oxigênio, necessário à respiração celular do ser em desenvolvimento, e a saída de gás carbônico, excretado por ele. A casca desses ovos é bastante resistente e, caso se formasse antes da fertilização, impediria a passagem dos espermatozoides. A casca dos ovos de répteis e aves forma-se, portanto, em uma época posterior àquela em que pode ocorrer fecundação.

Animais vivíparos

Diferentemente do que acontece com as fêmeas ovíparas, a maioria das fêmeas de mamíferos retém os embriões no interior de seu corpo. Seu organismo é dotado de um órgão, o útero, no qual um ou mais embriões se desenvolvem até estarem prontos para nascer. Durante esse período de desenvolvimento, a gestação, os novos indivíduos são nutridos pelo corpo materno por meio de um órgão chamado placenta. Espécies animais que possuem essas características são denominadas vivíparas.

Animais ovovivíparos

No que diz respeito ao desenvolvimento do embrião, há um terceiro caso que pode ser encontrado, por exemplo, em algumas espécies de peixes e de répteis. Após a fertilização interna, as fêmeas produzem ovos, mas os retêm em seu interior até o nascimento dos filhotes. Diversamente do que ocorre no caso dos vivíparos, a nutrição do embrião presente nesses ovos não vem diretamente da mãe, mas sim das reservas nutritivas existentes nos próprios ovos quando foram formados. Nessas espécies animais, denominadas ovovivíparas, o corpo materno apenas protege os ovos de fatores ambientais que possam destruí-los, tais como o calor excessivo e os predadores.

Atividade

1 – Uma aluna, ao estudar o Reino Animal, afirmou para seu colega que era bastante simples diferenciar uma ave de um mamífero, uma vez que todas as aves são ovíparas e todos os mamíferos são vivíparos. A afirmação está correta?

a) A afirmação está correta, pois todas as aves botam ovos, sendo essa, inclusive, uma adaptação ao voo, e todos os mamíferos desenvolvem-se dentro do corpo da mãe.

b) A afirmação está correta, pois as aves possuem ovos que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea e os mamíferos possuem embriões que se desenvolvem dentro do corpo com a ajuda da placenta.

c) A afirmação está incorreta, pois nem todas as aves botam ovos, existindo aves também ovovivíparas.

d) A afirmação está incorreta, pois alguns mamíferos não são vivíparos, como é o caso da equidna, que bota ovo.

e) A afirmação está incorreta, pois apenas uma ave bota ovo, sendo todas as outras vivíparas.

2 - Que nome é dado aos organismos que possuem filhotes que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, retirando dela os nutrientes necessários para seu desenvolvimento?

3 - Classifique os animais em herbívoros, onívoros, carnívoros:
a) leão: __________________________________________________
b)galinha:________________________________________________
c) homem:________________________________________________
d) coelho:_________________________________________________
e) vaca:__________________________________________________



me ajudem ​

Soluções para a tarefa

Respondido por samilaalves796
1

Resposta:

eu vou responder a 3! A- leão- carnívoro b- acho que é herbívoro c-onivoros d-herbivoro e-herbivoro

Explicação:

acho que é assim!!!

Perguntas interessantes