[...] Insatisfeito com a maldade da humanidade, Deus decidiu destruir o mundo, mas avisou o piedoso Noé da Inundação e lhe disse para construir uma arca e levar a bordo um casal de cada criatura viva. Depois que a arca ancorou no monte Ararat, Deus enviou um arco-íris como símbolo do seu compromisso de nunca mais destruir as criaturas que havia criado.
Neil Philip. Mitos e lendas em detalhes. São Paulo: Publifolha, 2010. P. 7
a) Que parte da narrativa da Arca de Noé a xilogravura retrata?
b) Que semelhança há entre Noé e Manu?
c) Converse sobre sentimentos e lições que esses dois mitos sobre o diluvio transmite aos leitores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a) OK amigo, qual xilogravura? não copie e cole
B) Ambos eram homens considerados justos e santos tementes a Deus, histórias sobre dilúvios são comuns ao redor do mundo, um provável remanescente do último período glacial onde barragens de gelo que barravam os mares e oceanos, derreteram ao longo do tempo em conjunto de um súbito aumento no nível do mar. Manu também tinha três filhos antes da enchente assim como Noé, sendo eles (filhos de Manu em parentes e de Noé sem). Cam (Charma), Sem (Sharma) e Jafé (Yapeti). É bem visível a similaridade entre os nomes.
C) No final é melhor ser julgado pelos homens que desonrar a Deus. Ou são mitologias separadas que contam a mesma história com um forte fundo histórico e geológico, ou muito menos provável, uma história que surgiu de forma independente mas que convergiram ao longo do tempo por contatos culturais.