Inquietude, dificuldade de concentração, notas baixas na escola, esquecimento. Esses são alguns sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma doença que acomete mais de 330 milhões de pessoas no mundo, 10 milhões somente no Brasil. Todavia, nem tudo é TDAH, e o diagnóstico imediatista tem feito milhares de crianças serem medicadas erroneamente no Brasil. Disserte sobre as possíveis causas do diagnóstico imediatista do TDAH e as possíveis consequências desta prática
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atualmente, o acesso à informação é fácil e rápido, através, principalmente, da internet. Com isso, muitos se diagnosticam em casa e fazem o mesmo com seus filhos, sem buscar auxílio de algum especialista. No caso do "suposto diagnóstico" do TDAH, muitos passam a utilizar o famoso medicamento Ritalina, que, a longo prazo causa danos irreparáveis (até mesmo a morte), e a curto prazo pode gerar insônia, falta de apetite, desconforto abdominal, aceleração dos batimentos cardíacos, alteração da pressão arterial, etc. E, mesmo sabendo do risco, muitos pais, optam por continuar medicando o filho, por terem concluído que seu filho tem um transtorno.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
É crescente a facilidade de acesso a informação por meio das mídias sociais ou internet, o que tem levado milhares de pessoas a buscar determinados sintomas e se alto medicar.
Em se tratando do diagnóstico imediatista do TDAH, no qual muitos passam a utilizar o famoso medicamento Ritalina, entretanto esse medicamento apresenta um grande número de efeitos colaterais quando utilizado por pacientes que não apresentam o TDAH, como, por exemplo:
- Insônia
- Falta de apetite
- Desconforto abdominal
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Alteração da pressão arterial
- Morte
Logo, o diagnóstico do TDAH, assim como também de qualquer outra doença, deve ser realizado por um profissional capacitado e especialista nesse tipo de trabalho, pois algumas reações aos medicamentos são interversíveis.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Corresponde a um transtorno neurobiológico no qual o paciente que é acometido com esse transtorno pode apresentar falta de atenção, inquietação e até mesmo impulsividade.
Entenda mais sobre TDAH em: https://brainly.com.br/tarefa/18888620
#SPJ2