Inovação e mudança são questões bastante comentadas e debatidas no âmbito acadêmico e empresarial, mas difíceis de serem diferenciadas, sendo muitas vezes vistas como sinônimos. Porém, inovar significa adotar algo novo, que origina uma mudança na organização. A mudança pode ocorrer em produtos ou serviços, na estrutura da empresa, em processos de produção ou gestão. Para que a mudança obtenha êxito, é necessário que se tenha um modelo para o acompanhamento do processo de mudança organizacional. Um deles, proposto por Kurt Lewin, indica três etapas: descongelamento (dissolução), movimento (implementação) e recongelamento (adequação).
FONSECA, Valéria S. da. Introdução à teoria geral da administração. Curitiba: Contentus, 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, analise o caso a seguir.
No passado, o gestor público Arlindo tentou modificar alguns aspectos relacionados ao processo de prestação de serviços de seu setor na prefeitura onde atua, mas enfrentou resistências dos funcionários mais antigos, que acabam por retornar aos moldes anteriores, porque entendem que já estão acostumados com a dinâmica de trabalho há anos. Desta vez, Arlindo pretende estruturar melhor o processo de mudança, visando que as resistências sejam vencidas.
Diante do exposto sobre mudança, no contexto do caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para vencer o hábito e a insegurança, que são razões para as pessoas resistirem à mudança, Arlindo deverá explicar aos funcionários as ineficiências do processo antigo e as vantagens do novo processo a ser implantado, para que eles se sintam mais cômodos com a realização das novas rotinas.
PORQUE
II. O processo de mudança estruturado permite que as novas ações propostas sejam mais bem aceitas na etapa de descongelamento, fazendo com que as habilidades adquiridas superem as resistências, para que essas novas ações possam ser duráveis, e não um episódio temporário, na etapa de recongelamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C)
As asserções I e II são proposições falsas.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás